3 de maio de 2023
Prefeitura de Cássia propõe segurança e manutenção periódica em postes de luz./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia investiu R$ 532 mil na compra de um caminhão com cesto aéreo Mini Sky, com a finalidade de realizar manutenção da iluminação pública do município. De acordo com a administração, o material adquirido ainda deve auxiliar na poda de árvores.
Segundo a secretária de Obras e Infraestrutura, Luiza Parreira Izidoro, a aquisição também foi necessária para assegurar melhor segurança à população.
“Desde que a Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) passou para os municípios a responsabilidade dessas manutenções, se tornou uma grande preocupação da administração”, disse a secretária.
Em janeiro de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – responsável por produzir e fiscalizar questões que envolvem energia elétrica, garantindo que esta seja distribuída por vasta extensão do território nacional – encerrou o acordo de manutenção da iluminação pública dos municípios. Com isso, as prefeituras ficaram responsáveis por gerenciar e executar os reparos necessários nas ruas, praças e avenidas de suas respectivas cidades.
De acordo com a secretária, a troca do serviço terceirizado pelo serviço público terá impacto direto, não apenas no setor financeiro da administração, como também deve melhorar a eficiência do serviço público. “Vamos conseguir fazer manutenções mais rápidas, evitando pontos escuros no município, aumentando dessa forma a segurança das residências e cidadãos”, afirmou Luiza.
Segundo ela, a fiscalização para averiguar o funcionamento dos postes de luz acontecem em todo o município, por meio de rondas noturnas, às segundas-feiras, que verificam os pontos que necessitam de reparos, com a manutenção sendo feita semanalmente.
“Se trata de um serviço que é realizado uma vez na semana, às quartas-feiras. Vimos que se adquiríssemos um caminhão próprio, poderíamos fazer as manutenções com funcionários concursados já existentes no quadro e assim economizaríamos”, disse Luiza Parreira.
Conforme a secretária, todos os postos de luz do município contam com lâmpadas de LED, sendo que, a totalização das lâmpadas de LED faz parte da Política Nacional de Eficiência Energética, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Energético (DDE), que tem o objetivo de reduzir custos e fomentar a sustentabilidade, considerando que esse tipo de luminária apresenta vida útil cinco vezes maior do que as luzes incandescente e são menos nocivas na emissão de luz infravermelha e raios ultravioletas.
Segundo a secretária, a previsão é que o novo serviço entre em vigor a partir de junho deste ano e os profissionais devem passar por treinamento. “Os profissionais devem ser capacitados para evitar acidentes de trabalho e prezar pela vida”, disse.
De acordo com a prefeitura, até o próximo mês, esses concursados devem realizar os cursos de Norma Reguladora 10, do Sistema Elétrico de Potência (NR-10) e Norma Reguladora 35 de Segurança do Trabalho (NR-35). A capacitação em NR-10 propõe o aprimoramento das técnicas de eletricistas. Por outro lado, o NR-35 possui foco na segurança durante a jornada de trabalho e visa atribuir práticas necessárias para trabalhadores que exercem função em que a altura apresenta possibilidades de ocasionar quedas e acidentes fatais.