13 de maio de 2024
Fanfarra dos Veteranos tem três apresentações agendadas em comemoração ao aniversário do município na praça Barão do Cambuí / Foto: Reprodução
CARLOS RENATO
CÁSSIA – O município de Cássia completa 134 de emancipação política e administrativa no dia 22 de maio, que também é comemorado o dia da padroeira Santa Rita de Cássia. Para celebrar a data, a prefeitura divulgou o cronograma de festividades que iniciam neste domingo, 12.
Conforme informações da prefeitura, a programação deste ano está diversificada com apresentações de banda e fanfarra, realização de cavalgada, feira e desfile cívico, além de shows musicais na praça Barão de Cambuí, no centro da cidade.
Segundo o diretor do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, Dannilo Rodrigues Silveira, os eventos devem promover um senso de orgulho cívico e coesão social, fortalecendo os laços entre os membros da comunidade. “É provável que as festividades atraiam turistas, impulsiona a economia local e aumente a visibilidade do município como um destino cultural e turístico”, disse.
De acordo com o diretor, a programação foi desenvolvida após reuniões com o prefeito, onde foi criado uma comissão organizadora para captar ideias e sugestões sobre que tipo de atividades estariam nas festividades de aniversário do município.
“Após a coleta de ideias foi feita uma análise dos recursos disponíveis, incluindo orçamento, instalações públicas, equipe de organização e parcerias com outras secretarias. Com base nessas ideias levantadas e nos recursos disponíveis fizemos a seleção dos eventos que melhor atendam aos interesses e necessidades da comunidade e as metas estabelecidas pela administração”, afirmou.
O diretor promete uma programação multifacetada, com oportunidade de conexão e interação entre os cidadãos, promovendo um senso de comunidade. “Os eventos celebram a cultura local, história e tradições da cidade. A administração tem várias razões para comemorar as festividades da cidade. Esses eventos podem impulsionar o turismo e a economia local, atraindo visitantes e aumentando as receitas dos negócios locais. Além disso, as festividades são uma oportunidade para a administração mostrar seu compromisso com a comunidade, proporcionando entretenimento e atividades para os cidadãos”, complementou Dannilo.
Desfile
Segundo o diretor de Cultura e Patrimônio Histórico, o desfile cívico-cultural marcado para o dia 19 de maio deve unir a comunidade em torno da história, identidade e valores compartilhados. “Teremos uma variedade de grupos e organizações, desde escolas até organizações comunitárias, grupos étnicos, bandas musicais e clubes esportivos”.
“Cada participante poderá exibir sua criatividade e contribuição para a riqueza cultural do município, seja através de apresentações musicais, danças folclóricas, demonstrações de habilidades, trajes tradicionais ou exibições artísticas”, disse Dannilo, reforçando que desfile cívico ficará por conta da Secretaria de Educação.
Programação