28 de novembro de 2023
Prefeitura restruturou instalação elétrica na praça Juscelino Kubitschek./ Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
CÁSSIA – A Prefeitura de Cassia concluiu a modernização da iluminação pública na Praça Governador Juscelino Kubitschek, na área central da cidade. Segundo a administração, o investimento total para a execução do serviço foi de R$ 146 mil, destinado à reestruturação completa da instalação elétrica, incluindo caixas de passagem, fiação, eletrodutos, medidores e aterramento.
Segundo a prefeitura, 37 novas unidades de postes de iluminação foram instaladas, equipadas com luminárias de LED de alta eficiência, que deve representa um passo significativo na eficiência energética e ao aprimoramento do espaço público.
De acordo com a prefeitura, a decisão de modernizar a iluminação na praça foi motivada pela ineficiência do antigo sistema, que resultava em baixo nível de iluminância nos canteiros e passeios, além do desgaste natural dos materiais ao longo do tempo.
Segundo o coordenador da Seção de Projetos da prefeitura, Pedro Lopes, a implantação do novo sistema de iluminação traz benefícios de economia para o município. “O LED tem consumo energético 60% a 70% inferior as tradicionais lâmpadas metálicas para o mesmo nível de iluminação permitindo uma economia para investimento na cidade. O custo com manutenção também diminuiu, pois a vida útil das novas lâmpadas são de 50 mil a 100 mil horas, contra apenas 10 mil a 15 mil horas das lâmpadas de vapor de sódio, além de possuir garantia mínima de cinco anos contra qualquer defeito e proteção IP67”, afirmou Lopes.
De acordo com o coordenador, quanto ao projeto de troca de lâmpadas, a prefeitura já investiu o total de R$ 3,58 milhões na substituição de luminárias em ruas e praças do município, incluindo a aquisição de um Caminhão 4×2 km, com cesto aéreo articulado para manutenção da iluminação pública.
Segundo ele, o município pretende iniciar a 3° etapa de ampliação de pontos de iluminação e extensão de rede, com previsão de início para o mês de fevereiro de 2024 e conclusão em maio do mesmo ano.
“Estamos planejando ainda a construção de uma usina fotovoltaica para abater nos custos da iluminação pública e, consequentemente, gerar economia ao contribuinte. Além disso, pretendemos expandir a rede de iluminação em trechos com deficiência ou falta da mesma, incluindo a iluminação dos trevos de acesso à cidade”, destacou o coordenador.