CÁSSIA – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cássia vai realizar, durante todo o mês de agosto, atividades para discutir as demandas pertinentes à população em situação de rua.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Cássia, a mobilização tem em vista a data de 19 de Agosto, Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, considerado um marco significativo para essas pessoas a nível nacional, pois a data é lembrada devido ao triste episódio ocorrido na Praça da Sé, em São Paulo, em 2005 entre os dias 19 e 22 de agosto, que ficou conhecido com a Chacina da Sé, ou o Massacre da Sé, que pessoas em situação de rua foram brutalmente agredidas com pancadas na cabeça enquanto dormiam.
Espancadas na cabeça com pedaços de madeira e barras de ferro, sete morreram e outras seis vítimas ficaram gravemente feridas. Após o ocorrido, todo ano nesta mesma data várias mobilizações são realizadas pela rede de proteção em conjunto com a população em situação de rua em todo o país.
Esse movimento tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o respeito aos direitos humanos e atenção necessária a essa parcela da população e mostrar que esse tipo de violência ainda ocorre.
O objetivo principal é dar visibilidade a essas pessoas, proporcionar minimamente que sejam respeitados como sujeitos dignos de direito como qualquer pessoa é.