22 de março de 2023
Em Paraíso, mais de 250 cães do Abrigo Municipal já foram vacinados./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
PASSOS – As prefeituras de Cássia e São Sebastião do Paraíso, por meio da Vigilância em Saúde em parceria com a ONG Ajuda, realizam campanha de vacinação polivalente em cães nos municípios. Em Paraíso, a imunização dos animais começou nesta quarta-feira e cerca de 250 cães do Abrigo Municipal foram vacinados. Na próxima sexta-feira e no sábado, a vacinação será aberta para animais, das 8h às 14h, e a imunização será realizada nos fundos da prefeitura. Já em Cássia, a campanha começa hoje, no Ginásio Poliesportivo, também das 8h às 14h.
A ONG Ajuda doou 2,3 mil doses da vacina polivalente para aplicação em animais nos dois municípios, sendo 2 mil para Paraíso e 300 para Cássia. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Cássia, Juliana Guimarães, a expectativa é que as 300 doses doadas sejam aplicadas. “A vacinação é importante pois será feita a prevenção das principais doenças graves que acometem os cachorros como parvovirose, cinomose e outras”, afirmou.
“A nossa expectativa é que todas as 300 doses sejam aplicadas. A campanha será dia 23 de março, das 8h às 14h, no Poliesportivo. A campanha é somente para cães e a ação tem parceria da ONG Ajuda, que disponibilizou as vacinas, além da Samarco, Associação Bixo Feliz de Cássia e Prefeitura Municipal de Cássia”, disse.
Segundo o coordenador do Controle de Zoonoses de São Sebastião do Paraíso, Luciano Santana, a campanha de vacinação polivalente canina é um ganho para o município. “A vacinação protege o animal de estimação. Sem dúvida, um ganho para o município. A expectativa é conseguir aplicar todas as doses disponibilizadas. Já foram vacinados os animais do Abrigo Municipal e de ONG’s e protetores da causa animal em Paraíso. Na sexta, a vacinação será aberta ao público, lembrando que estará limitada ao número de doses disponíveis e será realizada por ordem de chegada”, afirmou.
A vacina polivalente canina disponibilizada é a V8 importada que protege os animais contra doenças como a Cinomose, Adenovírus Tipo 2, Parainfluenza, Parvovirus, Leptospira canicola e Leprospira icteroha emorrhagiae e Coronavirose canina. Todos os cães acima de 45 dias já podem ser vacinados, com exceção de cadelas prenhas ou amamentando e cães debilitados ou em tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios. O acompanhante do cão deve ser maior de 18 anos, levar documento de identidade e usar máscara. A recomendação das prefeituras é que o dono do cão também leve saquinho plástico para coletar fezes.