Rafael Marcon
CÁSSIA – O município de Cássia deve investir cerca de R$4 milhões na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O investimento será feito com recursos da administração e de emendas parlamentares. Segundo a prefeitura, as obras devem ser iniciadas a partir do 3° trimestre deste ano, com previsão de término para o final de 2024. A UPA será construída na avenida Doutor Tito, no centro da cidade.
De acordo com a secretária de Saúde de Cássia, Gabriela Brusiquesi, a unidade é necessária para aumentar a oferta de atendimento, que, atualmente, é feito no Pronto Socorro do município. “A atual planta do local já não suporta a demanda do município. Além disso, o layout do local já não é o mais adequado, com medidas e áreas em desacordos e não atendendo ao solicitado pelo órgão fiscalizador. A recepção do local, por vezes, não comporta todos os enfermos e acompanhantes, fazendo com que a população espere em área desprotegida”, disse.
“O atual estacionamento do local é uma das maiores demandas de melhoria, visto que, o mesmo atende a cinco edificações (Convênio Irmão Amigo, hospital, pronto socorro e dois laboratórios particulares). A área de repouso de funcionários não está adequada para os mesmos e o ponto de acesso das ambulâncias ao prédio faz com que todo enfermo recém-chegado passe por todo hall da edificação”, disse a secretária.
“Diante disso, por se tratar de uma edificação antiga e fora dos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por sua reforma ser inviável, surge à necessidade de construção de uma nova unidade, para que se possa atender os cidadãos de forma confortável, segura e gerar maior estrutura física para oferecimento de saúde pública”, disse.
Segundo ela, a construção será importante para melhorar as condições de atendimento. “Atualmente temos uma média de atendimento de 130 pacientes por dia. Somos referência micro regional, abrangendo mais quatro municípios. Em 2022, foi finalizada a construção no município do maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia, com capacidade de receber 10 mil fiéis. Assim, o turismo na cidade tende a continuar crescendo, tornando ainda mais necessário o investimento em saúde”, afirmou.
Para o coordenador de projetos da Prefeitura de Cássia, Pedro Lopes, a escolha do endereço para a nova UPA se baseia numa localização estratégica. Segundo ele, a unidade será construída no centro da cidade, próximo das instalações de saúde já existentes e ao Santuário de Santa Rita de Cássia. A edificação deverá atender as dimensões de uma UPA porte 1, com área prevista de construção de 1.326,09 m².
Segundo a administração, o projeto da nova unidade foi protocolado no dia 23 de fevereiro, após reunião da prefeitura com a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos). No encontro estiveram presentes, além da secretária de Saúde e do coordenador de projetos do município, o prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, e o engenheiro da SRS, Marcos Ribeiro Campos.