21 de maio de 2025
Nesta quinta-feira, 22, será dedicado exclusivamente às festividades em comemoração ao dia de Santa Rita, padroeira da cidade, com eventos religiosos na Igreja Matriz e no Santuário dedicado à santa / Foto: Reprodução
Carlos Renato
CÁSSIA – O município de Cássia completa 135 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira, 22, quando também é comemorado o Dia da Padroeira Santa Rita de Cássia. Para celebrar a data, a prefeitura divulgou o cronograma de festividades que une cultura, música, tradição e fé.
Segundo a administração do município, os eventos começam nesta quarta-feira, 21, às 9h, com a abertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Centro Comercial do Santuário de Santa Rita de Cássia. Às 21h e às 23h serão realizados shows com as duplas sertanejas Fernando & Luiz Viola e João Pedro & Cristiano. Na sexta-feira, 23, às 8h, acontece o lançamento do Canastra Eko Resort, e às 10h, uma apresentação dos Pequenos Cantores de Cássia, no santuário. Às 22h, show com Carvalho e Mariano.
No sábado, 24, terá lançamento do livro “O Reinado de Momo em Cássia”, de Rogério Barros Pinto, que resgata a história do Carnaval Cassiense. O evento acontece às 16h, na Casa de Memória Doutor Raul, e conta com a participação do tradicional bloco de carnaval Carnamarcinha, com cortejo na praça Barão de Cambuí. Às 21h, terá apresentação da Orquestra de Viola e, às 22h, show com Nathan e Eduardo.
No domingo, 25, a partir das 8h, acontece o tradicional desfile cívico com a presença de 21 instituições e participação entre 800 e 1 mil pessoas, que conta ainda com a apresentação da banda Maestro Godofredo de Barros. Às 12h, participam a Fanfarra dos Veteranos.
Segundo destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Frank Arantes de Souza, uma das principais novidades deste ano é que, diferentemente dos anos anteriores, o dia 22 de maio, data oficial de Santa Rita de Cássia, não terá shows artísticos ou outras atividades paralelas.
“A decisão foi tomada como forma de respeito e valorização da fé e da devoção dos fiéis, permitindo que o dia seja inteiramente dedicado às celebrações religiosas e às missas em homenagem à padroeira”, informa.
Conforme ressalta o secretário, além do desfile cívico, a prefeitura prepara outros eventos, como o Encontro de Motociclistas. “A prefeitura preparou uma programação diversificada, voltada a diferentes públicos. Entre os destaques, está o 3º Encontro de Motociclistas, que promete reunir centenas de apaixonados por duas rodas em um ambiente de fé, confraternização e muita energia. O evento será encerrado com um show da Banda Aurah”, afirma.
Para Frank, comemorar o aniversário de Cássia fortalece a identidade local, celebra a história e a cultura, e promove a união da comunidade. “As festividades atraem turistas e visitantes, impulsionando a economia local. É uma oportunidade especial para reforçarmos os laços comunitários e celebrarmos tudo o que Cássia representa”.
“A prefeitura reforça o convite para que a população participe e prestigie cada momento dessa programação, que foi pensada com carinho para honrar a história do nosso município e fortalecer o sentimento de pertencimento de todos os cassienses”, ressalta o secretário.
Eventos religiosos
A Paróquia Santa Rita de Cássia (Igreja Matriz) prepara celebrações de missas nesta quinta-feira, 22, às 3h, 5h, 9h, 12h, 16h e 19h, com a presença do bispo diocesano dom José Lanza. Tendas serão montadas na praça Barão de Cambuí, a partir das 11h, onde serão servidos almoços em prol da igreja.
No Santuário de Santa Rita de Cássia, às 6h, acontece a Missa Solene dos Peregrinos da Esperança. Às 10h, a tradicional “Missa das Rosas”, com a participação do Coral dos Pequenos Cantores de Cássia. Às 15h, Missa Solene da Misericórdia, celebrada pelo vice-reitor do santuário, Padre Dione Piza. Às 17h, Rosário de Santa Rita e bênção das rosas. Já às 19h, terá a Missa de Enceramento, presidida pelo padre Chrystian Shankar.