Ícone do site Folhadamanha

Cássia aguarda recursos da SES para construção de UPA

Cássia aguarda recursos da SES para construção de UPA./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – O prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, o Reminho, secretários e coordenadores estiveram reunidos com secretário de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, e membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para solicitar recursos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. 

Segundo informações da prefeitura, a administração possui R$ 1,7 milhão de recursos próprios, mas precisa de novos investimentos para a obra.

Participaram das reuniões o prefeito Rêmulo, acompanhados da Gabriela Nascimento Brusiquesi, secretária de Saúde de Cássia; Pedro Henrique Santos Lopes, engenheiro civil e José Eliton Fernandes, coordenador Urgência e Emergência.

De acordo com a secretária de saúde, Gabriela Nascimento Brusiquesi, os recursos solicitados na reunião foram aprovados. “A construção da UPA é de grande importância para a cidade, pois, temos um pronto socorro com estrutura física inadequada e, com aumento da população e por ser uma cidade turística, não comporta a quantidade de atendimentos”, comentou.

Segundo ela, não existe previsão para o início das obras e aguarda a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) para aprovar o projeto arquitetônico para iniciar a construção.

Cartilha

A Secretaria de Saúde de Cássia lançou uma ‘Cartilha da Saúde’ que tem como objetivo orientar a população sobre o funcionamento das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e do pronto socorro.

A cartilha foi divulgada em redes sociais da administração no dia 4 deste mês, com as unidades onde há atendimento médico e informações sobre horários e endereço.

O documento também esclarece sobre atendimento de urgência, que deve ser feito no pronto socorro, como acidentes de carro, com choque elétrico, ferimentos com armas, acidentes com animais peçonhentos, fraturas expostas, derrames, sintomas intensos de covid-19, dificuldade respiratória, desmaio, intoxicação por medicamento, dor abdominal grave e vômito persistente, entre outros.

Sair da versão mobile