Destaques Esporte

Cascavel completa 34 anos de fundação nesta sexta-feira

10 de maio de 2024

O ATUAL TIME DO CASCAVEL FC DISPUTA O CAMPEONATO MUNICIPAL VARZEANO E NOS DOMINGOS DE FOLGA ENTRA EM CAMPO AMISTOSAMENTE / Foto: Divulgação

PASSOS – Um dos mais tradicionais clubes do futebol de várzea do município completa nesta sexta-feira, 10, 34 anos de fundação. Apesar de nunca ter ficado longos períodos sem atividade, o maior sonho da atual diretoria do Cascavel FC é conquistar o primeiro lugar de um campeonato oficial.

A principal curiosidade da equipe que nasceu no Bairro Coimbras no dia 10 de maio de 1990, é o grupo de jogadores fiel aos jogos, a maioria amistosos nos finais de semana. “Tendo ou não torneios, sempre fomos assim. Aos sábados ou domingos reunimos a turma e entramos em campo. E desde a fundação, centenas de atletas já vestiram a camisa das cores amarela, preta e branca, o aurinegro de Passos”, ressaltou o atual presidente e técnico, Roberto Caetano.

Entre 1990 e 2008, o Cascavel foi comandado por Wilson Fotógrafo, Zé Vitão, Zé Rosa e Vôzinho. Há 26 anos, quem administra o clube é o servidor público municipal e ex-jogador amador Roberto Caetano. “Todo meu tempo vago dedico ao aurinegro. Vou às reuniões, agendo jogos amistosos, corro atrás de patrocínio, lavo os uniformes e anoto tudo no papel sobre o dia a dia. Depois de Deus e minha família, vem Cascavel”, afirmou o torcedor do Vasco da Gama.

Curiosamente, o nome Cascavel FC surgiu a partir de um grupo de jogadores que praticavam o futebol em uma área onde hoje é o Condomínio Luciana, cortado pela estrada rural da Julieira, distante 4 km do perímetro urbano. Anos depois, obtiveram a autorização de um fazendeiro para preparar um campo de jogo maior que atualmente se localiza a 1 km além do bairro de chácaras.

Conta-se que no local havia muitas cobras da espécie Cascavel, e por isso o nome do clube, e Caetano confirmou. “Verdade! Surgiu de um consenso entre nós jogadores na época numa quinta-feira à noite e ficou assim denominado. Até o mascote é uma cobra, mas sem carregar no corpo o veneno”, brincou.

No domingo seguinte da fundação oficial, o time foi convidado a participar de um quadrangular promovido pelo ex-jogador amador e radialista, Durval Félix, que na época era candidato a vereador. O Cascavel ficou em segundo lugar ao perder de 2 a 1, na prorrogação, para o Cabo Verde. Ainda participaram do torneio o Minas FC e Taquaruçu FC.