16 de maio de 2024
CLÁUDIO E MARLENE TRABALHAM COMO VARREDORES NAS VIAS PÚBLICAS DE PASSOS / Foto: Reprodução
ÉZIO SANTOS
PASSOS – O casal Cláudio Paulo Santana e Marlene Pereira Santana comemora nesta quinta-feira, 15, o “Dia do Gari”. Eles residem na rua do Meio, no bairro Novo Horizonte, e trabalham na profissão há mais de 15 anos.
Cláudio, 63 anos, e Marlene, 60 anos, vão ao trabalho às 3h da madrugada e retornam depois das 14h. “Vamos para o ponto de ônibus, depois tomamos o café na sede da empresa, trabalhamos até o almoço no mesmo local, e voltamos ao batente para completarmos as tarefas. Não é fácil a vida de gari, porém é o nosso ganha-pão e nem podemos reclamar, porque Deus é bom. Tem gente que não tem serviço e nós estamos empregados”, ressaltou Cláudio.
“Para uma mulher é mais custoso ainda ao passar a maior parte do tempo na varrição de ruas. Deixo o lar de madrugada e só volto no final do dia. Temos uma neta que arruma a casa e depois vai para a escola. Quando eu e o Cláudio chegamos ainda temos outros afazeres até a janta ficar pronta. Descansar? Só quando vamos dormir. E nada de reclamar da profissão. Estamos muito felizes”, contou Marlene, que também é gari há muitos anos, têm seis filhos e 11 netos.
O casal revelou que escalados sempre juntos para o trabalho diário. “Já combinamos isso há anos com o encarregado Henrique. Vivemos juntos em casa e também como garis. É um rapaz muito bom de lidar, bem como a equipe toda que sai para a varrição”, afirmou Cláudio, sobre a empresa Alicerce Construções, com sede em Salinas (MG), e terceirizada pela Prefeitura de Passos.
“Quero parabenizar todos os garis pelo seu dia e estão conosco há muitos anos. Desejo que continuem com a gente por muito tempo, porque dificilmente tenho de resolver algum problema no dia a dia. Nosso relacionamento é ótimo”, frisou o encarregado Henrique Luiz da Silva, ressaltando que o município conta com uma equipe de 60 garis, sendo 28 mulheres. O gerente da Alicerce é Robson Pereira Alves.