14 de fevereiro de 2025
Filme busca abordar a vida e a obra do pintor e professor Wagner de Castro. / Foto: Divulgação
Vinícius Borges
PASSOS – O documentário sobre a vida e a obra do professor e pintor Wagner de Castro será exibido no Cineclube Pipoca e Bala Pipper em quatro sessões na Casa da Cultura de Passos nos dias 18 e 19 de fevereiro às 19h e 20h30. No dia 20, também ocorrerá uma apresentação no auditório do Bloco 6 da Uemg, às 20h.
A produção foi feita por meio da Lei Paulo Gustavo e contou com o apoio da Prefeitura de Passos e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, sendo contemplada e realizada pelo produtor cultural Diego Desimoni, que também assina o roteiro e a direção.
“Conseguir a verba da Lei Paulo Gustavo e o apoio da prefeitura foi fundamental para a produção porque normalmente a gente faz as produções aqui em Passos com patrocínio ou às vezes custeando do próprio bolso, mas dessa vez veio esse dinheiro federal para a produção e possibilitou contratar equipe, investir em divulgação, equipamento para gravação e equipamento para exibição”, disse Desimoni.
Segundo ele, o projeto, que já dura quase um ano, percorreu etapas de oficinas teóricas, pesquisa histórica, roteiro, gravações, edição e pós-produção, com acréscimo de imagens antigas do professor Wagner, cedidas e disponibilizadas pelo produtor e cinegrafista Itamar Bonfim, que foram gravadas no ano de 1994 e estão nos três documentários feitos à época.
Desimoni afirma que o filme foi produzido com o objetivo de divulgar, valorizar e tornar mais conhecida a obra e a mensagem do pintor, que morreu em 2015 e é um dos maiores expoentes da arte na cidade de Passos.
“Primeiro eu tive contato com ele, fui aluno dele, a história dele sempre me marcou muito, assim como as obras e a mensagem. Então quando surgiu a oportunidade através da Lei Paulo Gustavo eu pensei qual história eu queria contar. Vieram várias histórias aqui de Passos e a que mais me comoveu e chamou a minha atenção foi a do professor Wagner”, afirma o produtor cultural.
“A importância desse filme é justamente divulgar e tornar conhecido a pessoa e a obra do professor Wagner porque a gente acha que ela ainda não tem o valor merecido e esse filme pode possibilitar outras pessoas a conhecerem as obras dele e visitar a Casa da Cultura para conhecer pessoalmente”, aponta Desimoni.
“Vou abordar no filme a história de vida dele, como surgiu esse interesse pela pintura e pelas artes plásticas, como ele chegou em Passos e estabeleceu residência aqui. Contarei, também, um pouco da história e a mensagem espírita dele nos quadros, sobretudo, a vida dele na mensagem espírita, acho que esse é o grande ponto do filme”, aponta.
A entrada para as exibições é gratuita e os 60 lugares para acomodação na sala serão disponibilizados por ordem de chegada. Durante as sessões, as salas de exposição permanente do Professor Wagner estarão abertas para visitação pública.