28 de setembro de 2024
Cartório em Passos inseriu os dados de candidatos e eleitores nos programas que estarão nas urnas./ foto: Divulgação
Carlos Renato
PASSOS – Cartórios eleitorais da região iniciaram a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 6 de outubro.
Na 209ª Zona Eleitoral de Passos foi realizada nesta sexta-feira, 27, uma cerimônia pública de geração das mídias que serão inseridas nos equipamentos.
O chefe de cartório, Alexandre Araújo, afirma que as mídias são pen drives inseridos nas urnas com todos os programas de funcionamento, dados dos eleitores e dos candidatos.
“Esses programas e dados estão organizados em pacotes lacrados digitalmente com criptografia e assinaturas digitais. A geração das mídias é nada mais que a inserção desses pacotes nos pen drives. Esses pen drives serão inseridos nas urnas neste sábado, durante a cerimônia de preparação das urnas, e finalmente darão ‘vida’ e identidade a cada urna de seção para as eleições”, destaca.
“Todas as urnas são lacradas, mas na segunda-feira vamos separar cerca de 15 dessas urnas para passarem por auditoria”, afirma Alexandre.
Conforme cronograma divulgado pelo Cartório Eleitoral em Passos, nos próximos dias serão feitas a preparação e separação de cartazes de identificação das seções e elaboração das rotas de distribuição das urnas.
“Já na véspera da eleição, será feito a entrega das urnas, com a inspeção das salas, banheiros, bebedouros e tomadas elétricas em todos os locais de votação”, informa.
Em Passos, cerca de 1,5 mil pessoas estarão envolvidas na eleição, que incluem mesários, coordenadores de acessibilidade, agentes de transporte, força de segurança e servidores da Justiça Eleitoral. O município recebeu 293 urnas eletrônicas que estarão disponíveis nas 273 seções eleitorais nos 35 locais de votação.
Paraíso
A 260ª Zona Eleitoral, que atende as cidades de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Itamogi e São Tomás de Aquino, finalizou no último domingo, 22, o treinamento dos mesários e, nesta semana, foi realizada a capacitação dos agentes de acessibilidade e da junta eleitoral.
Segundo a técnica judiciária do Cartório Eleitoral de São Sebastião do Paraíso, Shislene Oliveira, uma reunião com a participação da Polícia Militar foi feita nesta sexta-feira, 27, para alinhar assuntos relacionados à segurança dos eleitores e mesários no decorrer do dia da eleição.
Conforme informa Shislene, neste fim de semana serão feitos a carga de urnas e demais preparativos. “Na próxima sexta-feira (4 de outubro) vamos promover a geração e inserção de mídias. É através de uma escala, onde o TRE fornece todo o suporte necessário”, diz.
“Já os testes de urnas, fizemos assim que recebemos os equipamentos, com o teste de teclado, teste de software e de aplicativos. Mas no dia da carga vamos realizar esses procedimentos novamente. Há uma retestagem nas urnas para depois fechá-las, lacrá-las, para ter a certeza de que vão funcionar 100%”, ressalta Shislene.
A 260ª Zona Eleitoral recebeu mais de 200 urnas eletrônicas, sendo 145 destinadas ao município de São Sebastião do Paraíso, 27 para Itamogi, 19 para Jacuí e 17 equipamentos para São Tomás de Aquino.
Alpinópolis
A 10ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de Alpinópolis, São José da Barra e São João Batista do Glória, segue com os preparativos até o dia do pleito.
Segundo informações da chefe do cartório, Claúdia Izidoro Sapi, a geração de mídias foi feita no último domingo, 22, e a carga oficial com dados de eleitores e de candidatos, na última segunda, 23. Já o treinamento dos mesários foi finalizado na semana passada.
“Está tudo sob controle para as eleições. As urnas eletrônicas já receberam os lacres assinados pelo juiz eleitoral e ficarão armazenadas até o próximo sábado, para serem utilizadas no pleito”, afirma Cláudia.
De acordo com a chefe de cartório, todas as reuniões sobre as rotas de distribuição dos materiais às seções eleitorais já foram realizadas nas três cidades.
A 10ª Zona Eleitoral recebeu 101 urnas eletrônicas nessas eleições, sendo 46 destinadas para Alpinópolis, 25 para São José da Barra e 20 para São João Batista do Glória, além de 10 equipamentos que ficarão de reserva em caso de necessidade de troca.
O cartório informa ainda que 184 mesários atuarão em Alpinópolis, 100 em São José da Barra e 80 em São João Batista do Glória, além de um pessoa responsável pela acessibilidade em 14 locais de votação espalhados nos três municípios.