Destaques Esporte

Carol Santiago conquista mais um ouro e faz história nos Jogos Paralímpicos

3 de setembro de 2024

Carol chega a 7 medalhas paralímpicas, sendo 5 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Foto: Reprodução

PASSOS – Carol Santiago vence a prova dos 50m livre S13 (para nadadores com deficiência visual menos severa) e entra para a história do Brasil como a mulher com mais medalhas de ouros na história dos Jogos Paralímpicos, com cinco conquistas. No quinto dia de disputa da natação nos Jogos de Paris-2024, Carol Santiago conquistou sua segunda medalha na competição, após também ter vencido os 100m costas S12.

Carol liderou a disputa do início ao fim e se sagrou campeã com a marca de 26s75. Pertencente à classe S12, a nadadora pernambucana competiu contra seis atletas de uma categoria menos comprometedora do que a sua. Agora ela soma 7 medalhas, sendo 5 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

Nos Jogos de Tóquio-2020, Santiago foi um dos maiores destaques da delegação brasileira entre todas as modalidades. Ao todo, ela conquistou cinco medalhas, sendo três ouros, uma prata e um bronze.

Agora, com seu quinto ouro paralímpico, a pernambucana superou o número de ouros de Ádria Santos, ex-atleta que era especialista nas provas de velocidade do atletismo.

Apesar de já ter feito história, Carol pode aumentar ainda mais sua marca. Em Paris, ela ainda disputará os 200m medley, os 100m livre e os 100m peito.

Nascida em Recife, Carol Santiago, compete na classe S13 para atletas com deficiência visual. Ela iniciou sua carreira como atleta convencional, mas após ser diagnosticada com a síndrome de Stargardt, uma doença degenerativa que afeta a visão, passou a competir no paradesporto. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por vitórias expressivas e recordes mundiais, consolidando-a como uma das maiores atletas paralímpicas da história do Brasil.