C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro recebeu nesta semana integrantes da diretoria da Associação Mundo Azul de Autistas Carmelitanos (AMAAC) para tratar de parcerias e desenvolvimentos de projetos.
Segundo a prefeitura, a reunião contou com a participação de Ingrid Melo e Dorifran Soares Melo, representando a diretoria da associação; de Lenise Souza, secretária Municipal de Educação; de Paula Reis Santana, secretária Municipal de Saúde; e de Dayene Cougo, coordenadora da Educação Especial e Josiane Aparecida de Carvalho.
Durante o encontro, foram tratados assuntos referentes ao cuidado e atendimento dos autistas, bem como a formação de uma parceria entre a associação e o município, visando aumentar e otimizar o acesso das pessoas com autismo aos serviços necessários.
Atendimento pediátrico
Segundo informações da prefeitura, entre os 21 e 22 de fevereiro, 80 crianças passaram por atendimento pediátrico e neuropediátrico, totalmente gratuito.
Conforme a administração, os atendimentos visam buscar um diagnóstico de precoce e iniciar um tratamento adequado conforme a necessidade de cada criança, sendo feito mensalmente. No mês passado, 100 crianças já foram atendidas.
Transporte universitário
O programa de “Auxílio ao Transporte Universitário” iniciado em 2021 pela Prefeitura do Carmo do Rio Claro deve atender, em 2024, mais de 110 estudantes com o pagamento do transporte gratuito. O valor que será pago este ano é de R$ 550 mensal por aluno.
Segundo a prefeitura, serão beneficiados alunos que cursam nível superior nas cidades de Passos e Alfenas, com o pagamento de até 100% do transporte universitário, a depender da renda do beneficiário. O auxílio consiste no pagamento de até 10 parcelas ao ano. Em 2023, o valor pago do benefício foi de R$ 350.
Conforme ainda a prefeitura, o incentivo deve auxiliar os alunos na formação profissional, sendo uma ferramenta de extrema importância, que já vem sendo realizada pelo município de forma gradativa, nos últimos 4 anos.