Débora Meira
C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, recebeu nesta semana, o certificado de reconhecimento regional da Associação Aparecidense Mãos Amigas dos Autistas (Aamaa) pelo trabalho de inclusão nas escolas da cidade.
Na rede municipal de ensino do Carmo, alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são atendidos em salas regulares, que contam com um professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva (Aclta).
De acordo com a secretária de Educação, Lenise Souza, os profissionais são acompanhados pela coordenadora do Atendimento Educacional Especializado, que monitora o processo de inclusão das escolas municipais.
“O Plano de Ensino Individualizado (PEI), que é elaborado junto com toda equipe escolar e terapêutica, é focado nas necessidades individuais de cada educando”, disse.
“O nosso processo de inclusão se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, o respeito às limitações, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da convivência e valorização das habilidades. A sua maior importância está na convivência, na socialização que acontece silenciosamente e diariamente com as outras crianças de um modo natural”, afirma a secretária.
Lenise destaca que com o aumento dos diagnósticos e consequentemente o número de alunos da educação especial na rede municipal, no ano de 2023 foi criado o cargo de Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado, que tem como função implantar, monitorar e acompanhar o PEI, dar suporte aos familiares, acompanhar a equipe terapêutica e direcionar o trabalho dos professores Aclta.
“O processo de inclusão veio ao longo dos anos, se fortalecendo através de leis e capacitações dos profissionais da Educação, sempre foi e será um grande desafio, pois cada aluno tem suas particularidades e características individuais que precisam ser analisadas e assistidas pelos profissionais que devem estar sempre em busca de estratégias que atendam suas necessidades eliminando as barreiras para o conhecimento”, disse.