Ícone do site Folhadamanha

Carmo realiza encontro do programa “Saúde na Praça”

Decreto autoriza medidas administrativas e emergenciais contra a doença./ Foto: Reprodução.

Yngrid Horrana

C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro realiza nesta sexta-feira, 2, o primeiro encontro do programa “Saúde na Praça”. Segundo a administração, o evento acontece na Praça Dona Maria Goulart, das 8h às 15h, que prevê a realização de teste rápido de ISTs e glicemia aferição de pressão arterial.

Segundo o secretário adjunto de saúde do município, Ederaldo Silva Leandro, a expectativa é receber cerca de 100 pessoas no local. O programa ‘Saúde na Praça’ visa a promoção e a prevenção da saúde, fazendo com que a saúde esteja mais perto da população”, destacou o secretário.

Segundo ele, o evento deve ser realizado nas próximas sextas-feiras dos meses de junho e julho, podendo estendido de acordo com a recepção e demanda da população.

“Se houver muita procura o programa será permanente Assim, cada sexta-feira terá um tema específico. Amanhã o foco será sobre a importância de uma alimentação saudável, com a participação de nutricionistas que darão palestras e atenderão a população”, disse.

De acordo com o secretário, as atividades serão promovidas através dos setores da Secretaria de Saúde, como Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Vigilância em Saúde e Equipe de Atenção Primária (EAP). “O evento também terá várias orientações com profissionais de saúde sobre todo o contexto da saúde pública. Nós visamos com esse programa em oferecer melhor saúde para a população”, afirmou o secretário adjunto.

Segundo ele, no local do evento, a prefeitura montou uma estrutura com os equipamentos de saúde necessários para a realização dos procedimentos, com o intuito de acomodar o público nas palestras e demais atividades.

Segundo o secretário, os materiais utilizados nos procedimentos serão os mesmos já existentes nos setores da secretaria, não sendo necessário adquirir recursos financeiros para a produção do projeto.

Ainda conforme Ederaldo, as próximas palestras devem tratar sobre saúde mental, com participação de psicólogo, e sobre a importância da atividade física. “Em outro evento, teremos um encontro com a equipe de fisioterapeutas e com a equipe multidisciplinar de saúde”, acrescentou o secretário.

Ele afirma ainda que os pacientes que forem encaminhados para as ESFs receberão atendimento dos profissionais da equipe multidisciplinar: “Conseguiremos dar continuidade nos casos”, afirmou.


Sair da versão mobile