C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro publicou na última sexta-feira, 22, o Decreto nº 5.734/24, que coloca o município em situação de emergência contra a dengue e possibilita ações mais rápidas no combate à doença e a contenção no aumento dos casos.
Segundo a prefeitura, o decreto tem como objetivo adotar medidas e ações emergenciais na área da saúde, levando-se em conta o alto número de notificações de dengue, situação já considerada pandemia.
Com o decreto, a administração fica autorizada a adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção no número de casos, bem como à aquisição de insumos e materiais, além da contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.
O decreto também permite que seja lavrado auto de infração contra aqueles que dificultarem ou impedirem trabalho dos agentes de endemias em residências, podendo inclusive ser acionada força policial.
Medidas já adotadas
A prefeitura ressalta que a administração vem adotando medidas cabíveis desde o início e o aumento dos casos da dengue no município.
– O fumacê continua sendo realizado nos locais com maior incidência de casos positivos;
– Os agentes fazem diariamente o trabalho de casa em casa para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue;
– Foi contratado mais um médico que está atendendo no hospital São Vicente de Paulo, totalizando três médicos e mais quatro técnicos de Enfermagem que também foram contratados;
De acordo com a prefeitura, a situação da dengue no município ainda é grave e os esforços estão sendo feitos, porém, a pandemia é um problema geral no momento, e suas consequências estão causando, inclusive, desabastecimento de alguns insumos necessários para o atendimento.
A prefeitura pede ainda que a população também ajude nessa guerra contra a dengue e faça a sua parte.