14 de abril de 2023
A prefeitura iniciou a aplicação nos bairros com maiores casos de dengue./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro iniciou na última quinta-feira, 13, a aplicação de inseticida por meio do fumacê no combate contra o mosquito Aedes aegypti no município. Segundo a administração, os primeiros bairros atendidos foram o Nossa Senhora do Carmo, Acampamento e Coração Eucarístico, com início às 8h e término às 18h.
De acordo com o chefe da Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Sanitária do município, Adenilson de Souza Costa, até o momento foram registradas 472 notificações de dengue. “O fumacê é importante para eliminar os mosquitos contaminados e também aqueles que podem se contaminar em determinada região que está com alto índice de casos positivos”, disse.
“Como profissional da saúde, acredito que o fumacê vai ajudar a diminuir os casos de dengue, mas precisamos que a população continue prevenindo, tomando os devidos cuidados com o acúmulo de água e mantendo seus quintais e terrenos limpos”, afirmou. Segundo ele, a prefeitura investiu R$20 mil.
“O nosso fumacê não é aquele enviado pelo governo. Ele é aplicado utilizando a bomba motorizada e executado pelos nossos agentes, que são preparados para tal serviço. Além disso, a prefeitura realizou, há algumas semanas, o mutirão da limpeza antecedendo a realização do fumacê e do TPVE, que é conhecido como um pente fino, antes do fumacê para eliminação das larvas”, disse.
Segundo a prefeitura, o fumacê será aplicado nos bairros na segunda, quinta, sexta e também no sábado, mas em caso de chuva a execução deve ser interrompida.
De acordo com informações da prefeitura, o objetivo é interromper a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti. A aplicação de inseticida UBV deve ser feita de forma criteriosa e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, para que seja efetiva e segura para a população.
O fumacê será realizado em locais onde houve casos suspeitos ou confirmados de dengue nos últimos cinco dias.
A prefeitura alerta para que as pessoas tomem cuidados durante a aplicação, como deixar portas e janelas abertas, acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas, proteger animas, cobrir gaiolas de pássaros, aquários e viveiros, retirar roupas do varal, trocar água e alimentos de animais domésticos após a passagem do fumacê e que pessoas com problemas respiratórios não devem ser expostas ao inseticida.