Destaques Política

Carmo e Alpinópolis devem Cooperar para obras na Vilelândia

17 de fevereiro de 2025

Distrito da Vilelândia também é conhecido como Três Barras / Foto: Reprodução

Leonardo Natalino 

ALPINÓPOLIS – As prefeituras de Carmo do Rio Claro e de Alpinópolis devem chegar a um acordo nesta segunda-feira, 17, para a realização de manutenções em estradas na Vilelândia, distrito de Carmo. 

De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o município se propôs a realizar um Termo de Cooperação entre as cidades para a manutenção das estradas vicinais do distrito da Vilelândia, apelidado de Três Barras.  

O termo prevê a entrada de maquinários e servidores por parte de Alpinópolis, enquanto Carmo do Rio Claro custearia o diesel já que, segundo Freire, Carmo do Rio Claro alega não possuir maquinário para realizar as manutenções. 

Os maquinários de Alpinópolis para realizar as manutenções já estão posicionados na divisa entre a cidade e o distrito da Vilelândia. Resta apenas a assinatura do Termo de Cooperação, que será enviado nesta segunda. Caso seja assinado na data, as obras devem começar no mesmo dia. 

Questionado sobre reclamações de moradores de Alpinópolis em relação a obras que poderiam ser feitas dentro do próprio município, em vez de atuar no distrito vizinho, Rafael explica que faz parte do jogo político e que a maioria da população de Alpinópolis apoia a decisão de auxiliar o distrito carmelitano. 

Rafael afirma que por conta da distância das Três Barras para o Carmo (23 quilômetros) e a proximidade com Alpinópolis (13 quilômetros), a maioria dos moradores utilizam os serviços de Alpinópolis, sendo esse um dos principais motivos para a cooperação entre as cidades.  

Integração 

Freira explica que a manutenção faz parte do trabalho de integração das estradas das Três Barras à Alpinópolis. Em novembro de 2024, os vereadores de Carmo do Rio Claro Antônio Marcos Esteves e João dos Reis Vilela propuseram uma discussão “oficial” sobre a transferência do distrito da Vilelândia para o município de Alpinópolis. 

Segundo informações da Câmara do Carmo, a proposta foi apresentada aos prefeitos das duas cidades, que teriam concordado em conversar com a população sobre o assunto. Como forma de registrar a proposta, os vereadores enviaram uma indicação e um requerimento à prefeitura sobre o tema. 

Um plebiscito consultando a população dos dois municípios sobre a mudança deve ser realizado, além de serem iniciadas discussões nas duas câmaras municipais sobre as vantagens e desvantagens que a alteração administrativa pode acarretar para as duas cidades. 

 

‘Ajuda é bem-vinda’, diz Filipe Carielo 

 Para a Folha da Manhã, o prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, explica que a administração adquiriu equipamento essenciais, como uma escavadeira, um caminhão-pipa, um caminhão-trucado e um rolo-compactador, mas enfrenta problemas por conta da extensão do município. 

“No entanto, apesar dos avanços, temos um grande desafio: nossa extensão territorial é enorme. O município tem uma área equivalente à soma dos territórios de Alpinópolis, São José da Barra e Capitólio juntos, o que torna a manutenção das estradas um trabalho contínuo e desafiador”, diz Carielo. 

“Além disso, enfrentamos atualmente dificuldades na reposição de mão de obra para operar algumas dessas máquinas. Realizamos processos seletivos, mas não conseguimos preencher todas as vagas necessárias, o que levou à paralisação temporária de parte da frota por falta de operadores”, completa. 

O prefeito carmelitano afirma que o município está agindo para atrair profissionais, para preenchimento de vagas em aberto, e contratar serviços terceirizados.  

“É importante lembrar que o início do ano sempre apresenta desafios maiores devido ao período chuvoso. Em janeiro deste ano, tivemos um volume de chuva em apenas 50 minutos que superou a previsão para o mês inteiro, causando danos significativos às estradas rurais, não só em Carmo do Rio Claro, mas em toda a região.  

“Todos os municípios estão enfrentando essa dificuldade e trabalhando para normalizar a situação. Não há nenhum município com todas as estradas em dia, e Alpinópolis não é diferente. Lá também há dificuldades e problemas sérios de manutenção viária a serem resolvidos”, completa o prefeito. 

Para Carielo, a proposta de cooperação anunciada por Rafael Freire pegou a administração de surpresa, mas que a ajuda é bem-vinda. 

“A proposta de cooperação anunciada pelo prefeito de Alpinópolis nos pegou de certa forma de surpresa. No entanto, se o prefeito de Alpinópolis entende que, mesmo com os desafios enfrentados em seu próprio município, pode contribuir com a região das Três Barras, essa ajuda é bem-vinda. Recebemos essa intenção por meio de um vídeo divulgado pelo prefeito de Alpinópolis, mas ainda não há uma formalização oficial detalhando os termos dessa parceria”, diz o prefeito carmelitano. 

“Se essa cooperação for confirmada e Alpinópolis puder realmente entrar com maquinário e servidores, estamos abertos a contribuir com o fornecimento de combustível, sem problema nenhum. O mais importante é garantir a recuperação das estradas e melhorar as condições de tráfego para os moradores da região”, completa. 

Carielo ressalta que Carmo está recebendo apoio de parlamentares para a manutenção das estradas. Até o momento, foram manifestados o apoio dos deputados Domingos Sávio e Cássio Soares (R$ 300 mil confirmados de cada), Maurício do Vôlei (R$ 150 mil previstos) e Lafayette Andrada (sem valor definido). 

“Nosso compromisso é continuar buscando soluções para manter as estradas rurais em boas condições e superar os desafios que esse período chuvoso impôs ao município. Vamos seguir com nosso planejamento, garantindo que, em 2025, todas as estradas estejam em dia e em melhores condições para os produtores rurais e toda a população”, finaliza Filipe Carielo.