20 de abril de 2023
Secretaria de Educação implementa vigilantes nas escolas do Carmo./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
C. R. CLARO – A Secretaria de Educação de Carmo do Rio Claro contratou nove seguranças de uma empresa terceirizada para atuar em escolas do município. Eles iniciaram os serviços nesta quinta-feira, 20. Segundo a secretária de educação, Lenise Souza, a decisão foi tomada com objetivo de tranquilizar a comunidade e combater a evasão escolar. A prefeitura investiu R$ 37,8 mil na contratação dos profissionais, por 15 dias.
De acordo com a secretária, os seguranças vão atuar em oito escolas do município e uma creche. Alguns vão trabalhar em meio período e outros farão jornada integral, conforme a demanda de cada instituição. A secretária afirma que os profissionais possuem formação na área de segurança e brigada profissional.
A equipe de seguranças da empresa Brigada Anjos do Fogo Emergência foi contratada por meio de contratação direta emergencial para atuar durante 15 dias nas escolas. “Inicialmente, a implementação dos seguranças nas escolas foi feita para transmitir tranquilidade para os pais, alunos e funcionários”, afirmou Lenise. Segundo ela, a decisão de colocar vigilantes em vez de câmeras de segurança aconteceu devido à urgência da situação.
Com o aumento de fake news sobre ataques a escolas, o número de evasão escolar chamou atenção dos profissionais da Educação. A secretária conta que a sensação de medo tem prejudicado levado alunos a deixarem de frequentar as escolas, que atendem crianças e jovens de 4 a 14 anos.
O projeto de segurança nas escolas começou com a “Operação Escolar”, inciada na última semana, pela Polícia Militar. A secretária afirma que, desde então, a PM tem frequentado as escolas da cidade e da zona rural diariamente. Lenise contou que a presença dos policiais e seguranças fardados estabelece uma “relação de confiança” entre a comunidade e a instituição.
Após o término do contrato dos seguranças, a prefeitura deve analisar a necessidade de renovar o contrato com a empresa. De acordo com a secretária de Educação, existem dois projetos de segurança em andamento, de instalação de câmeras de segurança e treinamento para os profissionais da educação. As atividades com professores, merendeiras, faxineiros e outros profissionais da Educação terão como foco desenvolver o controle emocional e proteger estudantes de atentados, situações de pânico ou incêndios.
O dia 20 de abril será promulgado o “Dia da Paz nas Escolas” em todas as instituições educacionais da rede pública do município de Carmo do Rio Claro. O dia foi celebrado com visitações nas escolas e apresentações de músicas, cantigas e atividades interativas. Além disso, os alunos comemoraram a data com vestimenta branca para simbolizar a paz e cada aluno realizou o plantio de uma árvore.