25 de setembro de 2023
Foto: Arquivo FM.
PASSOS – O prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, sancionou o Projeto de Lei nº 3329/2023, que regulamenta e autoriza o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem aos profissionais que atuam no Hospital São Vicente de Paulo. A instituição recebeu R$ 318,5 mil.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, os outros profissionais da enfermagem que atuam no município e são funcionários da administração pública já recebiam acima do Piso Nacional antes da lei federal.
Ainda de acordo com a prefeitura, para que o dinheiro pudesse ser repassado ao hospital, foi necessário aguardar orientação de como seria feito o pagamento e essa orientação foi dada aos municípios na semana passada pela Confederação Nacional dos Municípios via Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Não é como passar um Pix e está resolvido. Nós recebemos o dinheiro do governo federal e tivemos que aguardar como iríamos proceder a parte jurídica do pagamento”, disse Carielo.
Segundo a prefeitura, no dia 21 foi providenciando o convênio entre o município e o Hospital São Vicente de Paulo para a destinação dos recursos, R$ 318.598,24 mil reais que já estão na conta da instituição, desde a última sexta-feira.
“É muito importante esclarecer que nenhuma prefeitura dá conta, sozinha, de pagar o piso nacional da Enfermagem. Por isso deixamos claro, agora com a parte jurídica resolvida, assim que recebermos os recursos, eles poderão ser repassados ao hospital de forma imediata”, afirma o prefeito de Carmo do Rio Claro.
C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro vai auxiliar os servidores públicos municipais a economizarem na conta de luz. Para isso, um Projeto de Lei criado pelo executivo municipal e já aprovado na Câmara Municipal, irá garantir o desconto na conta de energia elétrica aos servidores da prefeitura.
Esse benefício só será possível graças a instalação de usinas fotovoltaicas que já estão gerando energia. As usinas foram instadas em vários prédios públicos, como por exemplo, praça de esportes, quadras esportivas, escolas, velório municipal, entre outros espaços públicos.
Atualmente, Carmo do Rio Claro já é autossuficiente em energia predial. Por isso, não paga mais conta de energia elétrica à Cemig referente aos prédios públicos. Nos próximos meses, a cidade se tornará também autossuficiente na iluminação pública, ou seja, a energia usada nas ruas, praças e avenidas.
Com o excedente da energia gerada pelas essas usinas fotovoltaicas, é que a prefeitura irá subsidiar parte da conta de energia elétrica desses servidores municipais.
Posteriormente, num segundo momento, o objetivo é avançar com o benefício para as famílias de baixa renda cadastradas pela Secretaria de Assistência Social.
Além das usinas fotovoltaicas, a prefeitura de Carmo do Rio Claro também adquiriu recentemente, 2 carros elétricos, que estão sendo utilizados no transporte de pacientes para atendimento em municípios da região.
Os carros elétricos são abastecidos pelas próprias fotovoltaicas, o que garante economia de combustível e economia de energia elétrica.