14 de agosto de 2023
Ézio Santos
ITAÚ DE MINAS – A equipe de karatê do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaú de Minas conquistou quatro medalhas durante as disputas do zonal capixaba, realizado no município de Serra, no Espírito Santo. O torneio terminou no último domingo, 13, no Ginásio Poliesportivo da Praia de Jacaraípe, reunindo cerca de 700 atletas de15 estados e que serviu de classificatório para o campeonato brasileiro da modalidade.
Os destaques com medalha de ouro foram as crianças: Ana Júlia Oliveira (1), no kata, de 10 a 11 anos, categoria sub-12, de faixa branca a verde; Talles Augusto Rodrigues (2), no kumite, bronze e no kata de 10 a 11 anos, sub-12, de roxa a preta; e o passense Flávio Henrique Faria (1), de 18 anos, bronze, adulto/sênior até 75 quilos de roxa a preta.
Na classificação geral por equipes, Minas Gerais foi o estado campeão, à frente de São Paulo e Espírito Santo, respectivamente. O faixa preta, 6º Dan e atual técnico da equipe itauense e da seleção mineira por mais de 15 anos, Reinaldo Alves do Nascimento, natural de Passos, foi escolhido para subir ao pódio e levantar o troféu de campeão, com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Hermes Queiroz.
A lista dos oito caratecas da equipe do Cras de Itaú de Minas classificados para etapa final do Campeonato Brasileiro de 14 a 19 de novembro, em São Bernardo do Campo (SP) são: Flávio Henrique Faria, kumite, sub-21 e sênior até 75 quilos; Ana Júlia Oliveira, kata/kumite sub-12; Talles Augusto Rodrigues, kata/kumite sub-12; Marcela Nassif Nunes, kata sub-14; Laura Lavinya, kumitê, sub-12; Davi Luca Brito, kumite, sub-12; e Helena Costa, kumite, sub-12. Muitos obtiveram vagas no zonal de Goiânia e alguns pertencem ao ‘Projeto Karater’ de Passos.
O estado obteve o total de 133 medalhas, sendo 41 de ouro, 32 de bronze e 60 de prata, contra 122 de São Paulo e 91 do Espírito Santo. Em quantidade de caratecas, Minas foi representada por 181, o estado paulista, 159 e os anfitriões capixabas, 120.