Ícone do site Folhadamanha

Caps do Carmo deve atender cerca de 30 pacientes por dia

Unidade de saúde fica localizada na rua Conselheiro Mayrink, nº 61./ Foto: Divulgação.

Leonardo Natalino

C. R. CLARO – O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) do Carmo do Rio Claro que será inaugurado nesta segunda-feira, 29, às 14h, deve atender cerca de pacientes por dia. A nova unidade de saúde fica localizada na rua Conselheiro Mayrink, nº 61. Segundo a administração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, deve comparecer na inauguração da unidade. 

Segundo o secretário adjunto de saúde, Ederaldo Silva Leandro, foram investidos cerca de R$ 12 mil na reforma do imóvel onde será instalada a unidade e para a compra dos equipamentos a administração prevê desembolsar cerca de R$ 50 mil.

De acordo com o secretário, a equipe que atuará no Caps deve conta com um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um artesão, um técnico educacional, um técnico administrativo e uma estagiária do curso de psicologia.

Segundo ele, a data da inauguração foi escolhida estrategicamente, por se tratar do janeiro branco, campanha que desenvolve o tema sobre saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Segundo Ederaldo, o Caps é um serviço especializado de saúde mental, onde acolhe o paciente e encaminha para a equipe multiprofissional, que atua em caráter interdisciplinar, com atividades coletivas, em grupos de usuários, ou ainda em atendimentos individualizados. Após acolhimento inicial e avaliação da equipe, o cuidado nesses espaços é desenvolvido por um projeto terapêutico.

Sair da versão mobile