13 de julho de 2023
Foto: Divulgação
Ézio Santos
PASSOS – A capoeirista passense Dara Renata Alves Oliveira da Silva, de 22 anos, busca apoio financeiro para a disputa do 65° Jogos Abertos Regionais da categoria, que acontece em Barretos, interior paulista. A competição iniciou na quinta-feira, 13 e vai até o próximo domingo, 16.
Dara é filha do passense Mestre Terra, autor do projeto “Pecra”, que conta com a parceria da Prefeitura de Passos. Durante o torneio, a atleta deve representar o município e a Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundada pelo baiano e mestre, Reginaldo Santana, que atualmente reside em Passos.
Para competir neste final de semana a família da jovem arcou com as despesas de viagem, onde chegou em Barretos na tarde de ontem. Após quase 12 horas de percurso, Dara deve disputar o campeonato na manha desta sexta, ainda sem adversária definida.
Caso vença o torneio regional na categoria peso-médio, de até 68 quilos, a atleta se credencia para a disputa do Campeonato Brasileiro de Capoeira e, posteriormente no torneio mundial.
Despesas com alimentação e hospedagem são ofertadas pela organização dos Jogos Regionais, o que passou a ser um alento para a atleta. Segundo ela, ficou sabendo do local das disputas na noite de ontem, prazo muito curto para organizar a participação.
“Não vai ser fácil, mas quem sabe, pinta vários pódios? Me preparei muito com meu pai, baseados na sua experiência e ensinamento. Torço para que esteja bem, emocionalmente, antes de cada entrada no tatame e conquistar vitórias”, disse a capoeirista, que disputa capoeira desde os cinco anos de idade.
Pessoas próximas a atleta ressaltam que muitos capoeiristas de Passos e região não contam com apoio do poder público, de empresários e de comerciantes para participarem de eventos. Segundo eles, a maioria dos atletas passam o ano apenas treinando ou realizando encontros municipais com o objetivo de trocar a cor dos cordões (graduação do praticante de capoeira).