CAPITÓLIO – O primeiro Seminário Regional de Turismo Rural do Sudoeste Mineiro lotou o Centro de Convenções de Capitólio, nesta sexta-feira. O evento, promovido pela prefeitura do município, Emater, Ameg e Sebrae, teve participação de produtores rurais e empreendedores do setor de turismo.
Durante o encontro, o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo, agradeceu a parceria com as instituições e com o Circuito Nascentes das Gerais, grupo Conexão e também os serviços prestados por eles no município e na região. Segundo Cristiano, investir no turismo é investir no futuro e a região tem vocação para o turismo com belas paisagens naturais, esportes de aventura e turismo náutico.
“Além disso, não se pode deixar de lado as riquezas produzidas na zona rural e que é necessário juntar tudo isso para mostrar o potencial da região para o Brasil e o mundo”, afirmou.
O objetivo do encontro, segundo Carlos Bovo, coordenador técnico regional da Emater em Passos, foi “estabelecer uma conexão entre produtores rurais e o setor turístico, com apoio da gestão pública municipal, apresentando as oportunidades de negócios mútuas para produtores rurais e empresários do setor turístico para agregar valor e diversificar produtos e mercados”.
Durante o evento, foram apresentados casos de sucesso no setor e políticas públicas para o segmento. Também houve a oportunidade de participar de uma rodada de negócios entre produtores agropecuários e agroindustriais com empreendedores do setor turístico da região.
O objetivo principal da iniciativa é promover o contato direto entre os produtores rurais de mais de 20 municípios da região e os empreendedores do setor de turismo, para que possam estabelecer parcerias e fortalecer a economia local. Além disso, foi ressaltado que os produtos utilizados na preparação de alimentos e revenda direta aos turistas podem ser produzidos na região com qualidade, regularidade, abundância e frescor.