19 de maio de 2023
OS REPRESENTANTES DE CAPITÓLIO FORAM EM SÃO ROQUE DE MINAS PARA ENTREGAR O PEDIDO./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
CAPITÓLIO – No início desta semana, representantes de entidades ligadas ao turismo, agropecuária, comércio e finanças de Capitólio estiveram em São Roque de Minas para pleitear a inclusão do município na geolocalização da região produtora de queijos Canastra. A comitiva de Capitólio foi recebida pela presidente da Associação dos Produtores do Queijo Canastra (Aprocan), Maria Lucilha de Faria.
“Levamos registros de estudos técnicos/históricos que comprovam a capacidade produtiva e cultural de Capitólio para inclusão na geolocalização da região dos queijos Canastra, entre eles, estava um vídeo com mais de quatro horas recheado de depoimentos históricos, comprovando que a receita culinária utilizada hoje é a mesma dos produtores antigos e uma pasta com estudos de caracterização integrada de meios físicos feitos pela Emater, que comprovam a capacidade técnica do terroir e o clima da nossa região”, afirma Samuel Maia, secretário de Turismo e Cultura de Capitólio.
“O turismo rural é uma das prioridades desta gestão. Acreditamos muito no fortalecimento da macrorregião e essa ponte entre a Serra da Canastra e Capitólio fortalecerá ainda mais o nosso turismo regional. Nós nos complementamos e será o casamento perfeito. Hoje, o queijo da Aprocan ganhou o gosto dos paladares mais exigentes, com premiações mundiais, e nosso município, com suas paisagens de tirar o fôlego, quer fortalecer ainda mais o turismo de cultura e mineiridade”, disse.
Os documentos deixados na Aprocan, posteriormente, serão levados para apreciação e avaliação na próxima assembleia geral ordinária da entidade, mas sem data definida. Samuel contou ainda que, aproximadamente 30% da extensão territorial do município de Capitólio se encontra dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra.
No encontro do dia 16 deste mês, compareceram em São Roque de Minas representantes da prefeitura, Sindicato Rural, Emater, Associação dos Empresários de Turismo (Acatur), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciac) e Sicoob Credicap.
Atualmente, 49 fabricantes de queijos integram os oito municípios da Aprocan. São Roque lidera com 28, seguido por Delfinópolis, seis; Medeiros, cinco; Bambuí e Piumhi; três; Vargem Bonita, dois; São João Batista do Glória e Tapiraí, um cada. O queijo da Canastra ficou tão famoso que o seu modo de produção, artesanal legítimo, é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2008.