11 de fevereiro de 2025
Castramóvel busca promover controle populacional, impedindo o aumento de animais em situação de rua / Foto: Divulgação
Vinícius Borges
CAPITÓLIO – A Prefeitura de Capitólio pretende realizar cerca de 390 cirurgias de castração em cães e gatos no município. A campanha teve início em 3 de fevereiro por meio do Castramóvel da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).
As cirurgias são feitas de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h30, com recursos da Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com a médica veterinária e responsável pelo manejo populacional de cães e gatos do município, Priscila de Oliveira Pinto, o Castramóvel está na quadra ao lado da Casa da Cultura de Capitólio, ao lado da Secretaria de Educação, e a previsão é realizar entre 15 e 18 cirurgias por dia.
“Nós o solicitamos para a Ameg a fim de fazer as cirurgias, pois ele é um ambiente totalmente autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e todas as competências para fazer as cirurgias”, firma Priscila.
Segundo ela, o agendamento é realizado por meio do Codema e a expectativa é que as cirurgias sejam realizadas até o dia 28 de março.
“As castrações são realizadas no bloco cirúrgico, pela equipe, os animais ficam em recuperação pós-anestésica, pós cirúrgicos até acordar, sendo monitorado pela equipe, quando ele acorda e retorna as suas atividades fisiológicas, ele é liberado, caso aconteça algum problema nós pedimos para que ele retorne ao local”, afirma Priscila.
“A Prefeitura de Capitólio cumpriu com todas as ações do manejo populacional de animais e em consideração a isso nós fomos selecionados pelo estado, para ganhar essas 390 cirurgias, então o estado através de um edital viu a nossa competência. Nós participamos desse edital, concorremos e ganhamos as 390 castrações”, disse.
Os animais castrados vão receber um microchip para que registro em banco de dados.
“Esse chip possui um número que é como se fosse o CPF do animal, esse número vai para o banco de dados estadual que chama ‘Programa Conheça Seu Amigo’ da Semad, e lá cada animal que é castrado vai ter o seu registro nesse banco de dados e se a gente achar um animal na rua nós passamos a leitora para ver o número e acessamos o banco de dados onde conseguimos saber todos os dados daquele animal e do seu proprietário”, disse.
“Então é a Semad que custeia as castrações e a microchipagem, a Prefeitura de Capitólio contribui com toda a equipe, lanche dos funcionários e toda a dinâmica e funcionabilidade das ações e marcação de cirurgias”, completou.