Yngrid Horrana
CAPITÓLIO – O 2º Encontro de Automóveis Antigos de Capitólio (EAAC) acontece neste sábado, 29, a partir das 12h, na Praia Artificial do município. Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e de instituições privadas, a organização prevê investimento de R$ 20 mil e entrada gratuita para o público.
Segundo os organizadores, os interessados em expor automóveis antigos deverão comparecer no local duas horas antes do início do encontro e contribuir com dois quilos de alimentos não-perecíveis.
Para o engenheiro civil e organizador do evento, João Ricardo Soares Alves, o 2º encontro deve reunir centenas de turistas, espectadores e expositores de veículo, que deve ultrapassar a marca de 50 automóveis.
“São vários objetivos para dedicarmos no evento. Dentre eles, sem dúvida, fomentar o turismo, cultura e comércio na cidade e região. Outro motivo é manter viva a cultura do antigomobilismo, atraindo jovens e crianças para o evento e, assim pegarem o gosto pela coisa e fortalecer a causa cada dia mais”, disse o organizador.
Segundo ele, os expositores devem percorrer os pontos turísticos de Capitólio antes e após o evento, o que contribui também para a economia local. “O evento afeta positivamente vários setores. Tratando em relação aos expositores, eles se hospedam na cidade, compram artesanatos, fazem passeios, consomem em supermercados e, claro, abastecem nos postos de combustíveis na cidade. Da mesma maneira os visitantes, que vêm para prestigiar o evento e buscam momentos de lazer, cultura e muita música boa”, destacou.
De acordo com o organizador, a primeira edição do evento ocorreu em 2019. “Ficamos impossibilitados de dar sequência no evento até então. Neste ano, a organização trabalha para que a experiência dos espectadores supere as impressões da primeira edição do evento. Além da exposição dos automóveis antigos e praça de alimentação, o evento contará com a votação dos veículos mais admirados pelo público. A premiação contará com cinco categorias: veículo mais antigo, mais raro, com maior quilometragem, mais original e melhor customização”, informou João Ricardo.
Conforme ainda o organizador, o encontro não reúne apenas um público específico, pois primeira edição contou com grupos de diversas idades. “Vimos crianças impressionadas com os desenhos, cores, barulhos dos carros. Vimos jovens que têm alguma lembrança de carro dos avós, por exemplo. Adultos com carros que sempre sonharam em ter carros e que conquistaram ou não. Como também pessoas idosas que guardam diversas histórias”.
Ao longo do evento o público deve prestigiar apresentações musicais das bandas “BeJazz Street Band”, “Bombeiros do Sol” e King Kombi”.