CAPITÓLIO – Capitólio acaba de receber o primeiro ponto de recarga para veículos elétricos. O equipamento é alimentado com energia solar e as recargas são gratuitas. Por meio da iniciativa de uma rede de franquias de energia solar e de um estabelecimento na região do Turvo, dois carregadores de 7kW do modelo monofásico foram instalados em um restaurante localizado no Km 306, da rodovia MG-050.
O objetivo é oferecer comodidade e praticidade para que os turistas e moradores da região possam recarregar s veículos elétricos e híbridos plug-in. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Minas é segundo estado com maior número de veículos elétricos no Brasil, com cerca de 9,5 mil unidades.
Para o dono do restaurante, Kaio Heitor Pádua, a ideia é suprir não só a demanda dos moradores da cidade, mas atender clientes e turistas e contribuir para a preservação do meio ambiente com a diminuição na emissão de poluentes. “Recebemos muitos turistas das cidades de Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), que juntas contam com mais de 2,6 mil veículos elétricos. Existe uma demanda crescente e idealizamos junto com a Solarprime essa opção para garantir mais conforto aos nossos clientes e turistas que vêm visitar Capitólio para que carreguem seus veículos enquanto passeiam e possam voltar para casa com segurança”, afirma.
O modelo de carregador monofásico instalado no restaurante tem tempo de carregamento total bem ágil se comparado a uma recarga comum, que leva cerca de 20 horas em uma tomada residencial, e pode variar entre 6 e 12 horas, dependendo do tipo de bateria de cada veículo. Os carregadores são alimentados pela energia gerada nas placas solares do restaurante, no entanto, uma miniusina solar foi instalada pela empresa.
Para o sócio-fundador da empresa de energia solar, o passense Raphael Brito, Capitólio é uma cidade que já possui estrutura para receber veículos elétricos e pode se tornar um importante “corredor elétrico”, ligando a região turística a grandes cidades. “Minas Gerais é um estado com grande potencial e teve uma crescente no número de veículos elétricos nos últimos anos. A ideia é continuar a parceria instalando outros pontos de recarga no estado, agregando valor aos estabelecimentos comerciais e oferecendo um novo serviço que irá contribuir para o meio ambiente. Além disso, esses comércios poderão ter uma economia muito importante a longo prazo, instalando miniusinas como fizemos no restaurante”, aponta Brito.
A usina instalada no restaurante conta com 102 painéis solares de 550 Wp de potência, totalizando 56,1 kWp de capacidade instalada. O sistema fotovoltaico vai gerar uma média de 7.262 kWh/mês, o que dará, em média, uma economia de R$ 5,5 mil, por mês.