Destaques Educação

Capes aprova novos cursos de mestrado e doutorado da Uemg

28 de dezembro de 2024

A unidade Passos aguarda a adesão de novo curso de mestrado / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Dois novos cursos de mestrado e doutorado da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ambos para a unidade de Belo Horizonte. Para a unidade de Passos, está em andamento a adesão de um mestrado, com previsão de resultado em 2025.   

Segundo a instituição, a Escola de Design oferecerá o mestrado em Design de Moda, enquanto a Faculdade de Educação (FaE) receberá o doutorado em Educação e Formação Humana, ambos em Belo Horizonte. 

A Uemg possui duas propostas de adesão a programas de pós-graduação em andamento, com previsão de resultado no início do próximo ano. A primeira, por meio das unidades de Divinópolis e Passos, para o mestrado profissional em Letras (ProfLetras), sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A segunda, para o mestrado profissional para Professores de Educação Básica (ProEB), uma iniciativa da Uemg. 

Atualmente, a Uemg tem quatro cursos de doutorado e dez de mestrado. Este ano, a universidade também teve aprovado o mestrado em Biociências e Saúde Humana, que será ofertado pela unidade acadêmica de Divinópolis, e aderiu ao doutorado em Difusão do Conhecimento, iniciativa que reúne diversas instituições de ensino superior, a partir da unidade de Frutal. 

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uemg, professora Vanesca Korasaki, a aprovação dos novos cursos vai fomentar a formação de recursos humanos qualificados para as demandas da sociedade. Além disso, revela um salto na pesquisa desenvolvida pela instituição.  

“Para a Uemg, os cursos representam, diretamente, um aumento na produção técnica-científica, fomentando conhecimento e tecnologia para a melhoria dos serviços prestados à sociedade, por meio da geração de conhecimento, além de produtos, processos e serviços”, afirma. 

Uma proposta para aderir ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), pela Unidade Ibirité, também está sendo finalizada pela Uemg.