14 de novembro de 2024
Evento iniciado na terça-feira tem encerramento previsto para amanhã no Sul de Minas / Foto: Divulgação
Roberto Nogueira
S. S. PARAISO –O cão Orion da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião do Paraíso conquistou o segundo lugar no Campeonato de Faro durante o 10º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública que está sendo realizado em Poços de Caldas. O evento teve início na terça-feira, 12, e acontece até esta quinta,14.
GCM de Paraíso enviou um grupo para representar o município e participar das atividades. O guarda Amadeu Procópio de Melo conduziu o cão Orion, que participou pela primeira vez de uma competição e conquistou o segundo lugar.
O animal pertence ao canil da GCM, que ajuda em operações policiais no município auxiliando as forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e em outros trabalhos ligados ao setor de segurança pública.
A guarda de Paraíso foi criada em 2006 e atua na preservação do patrimônio municipal, no auxílio na segurança pública e controle de trânsito entre outras atividades. A GCM sempre participa de encontros e eventos ligados ao setor de segurança tanto em Minas, como em outros estados São Paulo e Rio de Janeiro e em Brasília.
Poços
É a primeira vez que Poços de Caldas sedia o evento, mas a cidade se destaca pelo pioneirismo de ter criado uma guarda municipal há 30 anos. O encontro reuniu lideranças municipais, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Nacional de Guardas Municipais, da Polícia Militar entre outras. A iniciativa tem a participação de representantes de diversas cidades brasileiras.
Organizado pela GCM de Poços de Caldas, o congresso tem o apoio do Conselho Nacional de Guardas Municipais e de diversos setores com mais de 20 patrocinadores e parceiros. Durante os três dias de evento, a programação conta com várias atividades, atrações e palestras. Entre os temas estão o uso de armas letais e não letais, os aspectos jurídicos da segurança pública e as estratégias de patrulhamento municipal.
Um dos momentos mais aguardados será a participação de Wainw Moody, um especialista da SWAT do Texas, que traz uma perspectiva internacional sobre os desafios enfrentados pelas guardas municipais no Brasil. Ele ministrará o painel sobre Uso de armas letais, entre às 10h10 e 10h40.
O congresso também inclui eventos paralelos, como o 8º Encontro de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais (Ablguam), o 3º Encontro Nacional de Patrulha Maria da Penha e o 1º Campeonato de Cães de Faro.