Ícone do site Folhadamanha

Campanha do agasalho pretende arrecadar 300 kg de roupas

Arrecadações de inverno ajudam organizações de caridade./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – A “Campanha do Agasalho”, idealizada pela clínica Uniodonto, pretende arrecadar em média 300kg de roupas e contemplar centenas de pessoas durante o inverno deste ano. Segundo os organizadores da campanha, a arrecadação deve acontecer até o próximo domingo, 28, com a ajuda de 12 empresas parceiras.

De acordo com a gerente da Uniodonto, Janaína Silva Abreu Pádua, anualmente, a clínica contribui com a doação de roupas, sapatos e cobertores para instituições sem fins lucrativos no município.

Segundo ela, o projeto faz parte do “Dia de Cooperar – Dia C”, um movimento atribuído pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que busca fomentar o voluntariado no país.

De acordo com a gerente, em 2022, as arrecadações beneficiaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop – R), o Instituto Antônia Maria, o albergue noturno, a creche Doutor Manuel Patti e a Cantina Dona Bernadete.

Segundo a assistente social da Apae, Débora Maia Lemos Crisóstomo, atualmente a associação atende cerca de 690 pessoas (alunos, pais e responsáveis) e a campanha deve beneficiar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. “Nossa demanda na Apae é extensa. Trabalhamos e ajudamos muitas famílias carentes. É uma maneira de suprir e sanar as lacunas existenciais. Iremos repassar [as doações] na expectativa e esperança de sermos úteis e prestativos”, disse Débora.

De acordo com a diretora administrativa do Gapop – R, Clélia Cândida Monteiro, os itens arrecadados são expostos no bazar para auxiliar no subsídio das despesas fixas, como o salário dos funcionários, pagamento de contas de água, luz e telefone. Porém, segundo ela, esse faturamento não é suficiente para custear todas as despesas.

“A gente sobrevive de doações. Pedimos também que as pessoas doem coisas que são boas, para que possam ser vendidas. Recebemos muitas coisas ruim [que não servem para o uso]”, disse a diretora do grupo de apoio, ressaltando ainda que há 21 anos distribuí diariamente alimentação para cerca de 150 pessoas.

Os postos de coleta da campanha estão presentes na clínica Uniodonto, nos supermercados ABC, Rilda e São Jerônimo, nas lojas Damião Ciafa, Audácia, no posto RVM e nos colégios COC e São Francisco.

De acordo com a Uniodonto, após o término das arrecadação, as roupas e cobertores passarão por triagem (procedimento adotado para certificar que as peças possuem um bom estado de conservação).

Sedest

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) promove a coleta de agasalhos para distribuir às pessoas em situação de rua e/ou que estão economicamente vulneráveis. De acordo com a Sedest, o ponto de coleta fica localizado na avenida Comendador Avelino Maia (Avenida da Moda), nº 1.241.


Sair da versão mobile