PASSOS – Um caminhão carregado com cerca de 70 toneladas de cana-de-açúcar caiu em uma ponte na linha rural das Areias, em Passos. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, e danificou a ponte. Moradores da zona rural e motoristas que trafegam pelo local terão que utilizar um trecho alternativo e percorrer cerca de 20 quilômetros a mais para chegar à cidade.
De acordo com informações da Prefeitura de Passos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semad) o acidente ocorreu a cerca de 500 metros da cidade.
Segundo o titular da Semad, Neném da Manoela, supostamente a ponte não aguentou o peso de um caminhão bitrem carregado com cana-de-açúcar, pesando aproximadamente 70 toneladas.
“A Usina Ipiranga é parceira em todas as regiões rurais da cidade onde tem plantação de cana. Porém, esta não resistiu. Vamos refazer somente o tabuleiro e deve levar pelo menos uns 5 dias”, informou.
Ainda conforme explicou Nenem da Manoela, o fluxo dessa estrada foi direcionado para a linha dos Campos, com saída pela área conhecida como do Didi Ponciano. “Até então, o pessoal terá que pegar esse desvio. Esta ponte das Areias já havia recebido manutenção há cerca de 60 dias, só que foi uma manutenção provisória, agora será definitiva”, disse.
O secretário apontou que a Semad tem se preocupado e buscado soluções para estas questões. “A agricultura é um setor grandioso em Passos. Porém, as pontes, os mata-burros e as estradas rurais, não acompanharam este progresso ao longo dos anos. Com isso, várias pontes não estão suportando o peso dos equipamentos carregados com cana-de-açúcar, com soja, com milho, café e até mesmo com o gado”, contou.
Segundo a prefeitura, a administração pretende, no futuro, substituir as pontes de madeira com tampo de concreto para suportar o peso dos transportes.
Carreta desgovernada bate em poste no bairro Serra das Brisas
Uma carreta que estava estacionada em uma oficina mecânica na rua dos Farmacêuticos, no bairro Serra das Brisas, causou a descer pela via, desgovernada, e provocou acidentes com outros veículos, derrubou um poste da rede de distribuição de energia e só parou na rua dos Fazendeiros.
Após começar a descer sem controle, a carreta passou por cima de um veículo Pampa e de uma motocicleta, derrubou um poste. Segundo informações de testemunhas que estavam no local, não houve feridos. Logo após o acidente, a empresa que atua na distribuição de energia esteve no local para interromper o fornecimento devido à queda do poste. O Corpo de Bombeiros também esteve no local. A carreta, modelo prancha é usada para transporte de maquinário.