13 de janeiro de 2025
Quatro comissões tiveram membros escolhidos para os próximos quatro anos no Legislativo de Piumhi. / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PIUMHI – Os vereadores de Piumhi definiram, na última semana, a composição das comissões permanentes para o biênio 2025-2026. José Welington da Silva presidiu a primeira sessão ordinária do Legislativo em 2025, marcando o início oficial da atividade parlamentar neste ano.
Segundo informações da Câmara, assume a presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação o vereador José Segundo Faria. Na Comissão de Finanças e Orçamento o presidente será Gilvan Antônio da Silva. Para a de Serviços e Políticas Públicas Municipais, Urbanismo e Cidadania foi eleito o parlamentar João Lúcio Matos. Já na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar será presidida por Antônio Fernando Gomes.
Cada comissão é composta por quatro membros, além da presidência, há os cargos de vice-presidente, secretário/relator e suplente. Os vereadores ocupam as funções por dois anos.
Durante a primeira sessão ordinária, vereadores apresentaram considerações na tribuna, reafirmando o compromisso de trabalhar em prol da comunidade. Na sequência apresentaram indicações e requerimentos ao Executivo.
O vereador Gilvan Antônio da Silva pediu providências para a revitalização das estradas rurais que dão acesso à região da Mata dos Rosas, Mutuca, Matinha e na estrada que liga Penedos a Macaúbas.
A vereadora Shirley Elaine Gonçalves solicitou tapa buraco em vias, notificação de proprietários para a limpeza de lote e designação de equipes de fiscalização para monitorar e coibir a comercialização, transporte e utilização de fogos de artifício que desrespeitem a lei, entre outros pedidos.
O vereador Fábio Henrique Novaes Ferreira pediu que sejam tomadas providências para a supressão de duas árvores. O vereador José Segundo Faria solicitou um estudo para a instalação de um poste de iluminação pública e poda de árvores.
Já o vereador João Marcos Macedo Silveira pediu revitalização e melhorias na estrutura na base do Samu-Piumhi, estudo técnico para melhorias na drenagem pluvial do município, implantação de plano de cargos e salários para a valorização do funcionalismo público e outras solicitações. O parlamentar João Lúcio Matos quer um estudo técnico para instalação de área coberta com banheiros masculino/feminino para pessoas com deficiência.
Pimenta
A Câmara de Pimenta também já escolheu os membros das comissões permanentes para o biênio 2025-2026. A sessão foi presidida pelo vereador Júlio Rezende.
A comissão de Legislação Justiça e Redação será composta por Thamyres Caroline Costa (presidente), Silvio Alves de Oliveira (vice), Breno Firmino Silva Miranda (relator) e Geraldo Magela de Oliveira (suplente).
Na de Serviço Público Municipal a composição ficou com Rosilene Inacio de Oliveira (presidente), Thamyres Caroline Costa (vice), Sebastião Seabra de Oliveira (relator) e Edson dos Santos (suplente).
A comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária será presidida por Edson dos Santos, e terá Gerado Magela de Oliveira como vice, Adegmar Paula da Silva como relator e Breno Firmino Silva Miranda como suplente.
As comissões permanentes são órgãos técnicos formados por quatro vereadores que analisam as matérias em tramitação na Casa e emitem pareceres, que podem ser favoráveis ou contrários, antes de o assunto ser levado ao Plenário para votação, sendo espaço inicial de debate e votação dos projetos.