Ícone do site Folhadamanha

Câmara recebe ‘Grupo Damas’ para debater sobre o câncer de mama

Foto: Divulgação.

PASSOS – A Câmara de Passos recebeu nesta terça-feira, 17, o “Grupo Damas”, que reúne mulheres que tiveram e/ou se tratam do câncer de mama, onde participou de um debate com o objetivo de relatar experiências e sugestões. O evento aconteceu no plenário dentro das atividades do “Outubro Rosa”, para a contribuição na prevenção do câncer de mama.

Segundo a Câmara, as mulheres relataram as experiências do tratamento, as dificuldades que conseguiram superar e assinalaram como podem dar a contribuição na prevenção. Os vereadores ressaltaram o compromisso da Câmara para com o Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC), lembrando a destinação de emendas impositivas para a instituição.

A presidente da Câmara, Aline Macedo, afirmou que o objetivo de escutar experiências é buscar políticas públicas que possam contribuir na prevenção e, por conseguinte, na redução do número de casos da doença. Segundo ela, as ações de educação de cidadania podem ajudar também através de campanhas publicitárias institucionais, por meio da Escola do Legislativo. Aline parabenizou as damas pela luta.

O vice-presidente da Câmara, Maurício Silva, destacou a importância da conscientização diante do fato do câncer de mama ainda ter números assustadores. Segundo ele, é uma luta em que os agentes públicos têm a obrigação de escutar para aprender com quem pode relatar as experiências.

O vereador Luis Carlos/Dentinho, depois de lamentar a perda da mãe para a doença, disse que conhece de perto o sofrimento e reforçou a importância da conscientização. O vereador Francisco Sena lembrou que também perdeu a mãe na batalha contra o câncer de mama, enfatizando que a família sofreu muito.

Segundo o vereador Alex Bueno, a câmara tem papel fundamental de poder contribuir com políticas públicas, ressaltando que o HRC é referência na região nos tratamentos oncológicos. A vereadora Gilmara Oliveira frisou que as mulheres presentes são vitoriosas e o evento foi importante para a troca de experiências.

O “Grupo Damas” é composto por ex-pacientes que se curaram e tem ligação com o Hospital Regional do Câncer de Passos.

Sair da versão mobile