PASSOS – A Câmara de Passos realizou, nesta quarta-feira, 26, uma audiência pública para tratar sobre a saúde mental no município. Segundo informações do Legislativo, as representantes do grupo “Viver Bem, Viver Mais” Lohana Cândido e Samantha Resende fizeram uma apresentação com dados de uma pesquisa de opinião realizada sobre o atendimento da saúde mental na cidade de Passos.
O grupo também fez sugestões como a contratação de mais profissionais na área, realização de palestras sobre saúde mental, abrindo espaço para participação da sociedade e com realização de rodas de conversas, leito de acolhimento e suporte psicológico/psiquiátrico na Santa Casa e entre outras sugestões.
O público teve a oportunidade de apresentar sugestões e expressar opiniões sobre a questão. A grande maioria explanou sobre a localidade dos centros de atendimento que são um pouco distante e a sobrecarga da carga horária dos profissionais.
O secretário de saúde, Thiago Salum, disse que todas as sugestões apresentadas pelo grupo e população presente são bem-vindas. De acordo com a Câmara, Salum também afirmou que a secretaria está atenta às demandas apresentadas e que pretende levar a saúde mental para mais perto da comunidade e que está sendo feito uma busca para ofertar mais medicamentos aos que necessitam.
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, e os vereadores Mauricio da Silva, Francisco Sena, Gilmara Oliveira, Michael Silveira e Edmilson Amparado também fizeram cobranças e sugestões. Os vereadores presentes pediram que sejam elaboradas as propostas de ações até o mês de maio, e assim agendar uma nova reunião para que essas ações sejam colocadas em práticas o mais rápido possível.
Profissionais da área e coordenadores dos centros de atendimento também estiveram presentes, apresentando o funcionamento das redes e expressando sugestões de melhorias.