18 de outubro de 2023
Foto: Divulgação.
PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, deve encaminhar à Câmara um novo projeto para a implementação do Piso Nacional da Enfermagem no município. Ontem, o assunto foi discutido em duas reuniões, uma na Câmara e outra na prefeitura.
Em entrevista a uma emissora de TV nesta quarta-feira, o prefeito afirmou que já solicitou ao seu líder no Legislativo, o vereador Maurício Silva, que retire o projeto que foi encaminhado à Câmara para que ele enviou outro, que estabelece o pagamento do piso no salário dos profissionais. “Estamos dando um passo importante para os profissionais da Enfermagem”, disse o prefeito.
Segundo ele, a preocupação da administração era com relação aos repasses do governo federal para garantir o pagamento do piso da Enfermagem no município.
O projeto enviado pela prefeitura à Câmara previa o pagamento por meio de gratificações, o que desagradou a categoria.
Na reunião realizada na Câmara, os vereadores haviam proposto que seja feito um estudo para avaliar o impacto financeiro da implementação do Piso Nacional da Enfermagem no município. Segundo informações do Legislativo, os vereadores se reuniram com profissionais da enfermagem, nesta quarta-feira, 18, para tratar do assunto.
A implementação do piso da Enfermagem em Passos tem sido discutida pelo Legislativo e uma dos temas que tem gerado polêmica é a proposta apresentada pela Prefeitura em projeto encaminhado à Câmara e que prevê o pagamento até dezembro deste ano por meio de gratificação. Os profissionais querem a adoção do piso nos salários.
“Na última reunião, os profissionais expressaram sua oposição ao projeto de gratificação que atualmente está em tramitação na Câmara. Em resposta, os vereadores propuseram a realização de um estudo para avaliar a viabilidade e o impacto financeiro do projeto”, informa a Câmara.
Segundo o Legislativo, a advogada do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Raysa Oliveira, disse que esteve presente em reunião realizada no gabinete do prefeito Diego Oliveira e que a proposta era que o assunto fosse definido até sexta-feira, 20, sobre a possibilidade de implementação do Piso Nacional da Enfermagem.
Para a presidente da Câmara, Aline Macêdo, o piso da Enfermagem é uma causa justa, defendida por muitos, especialmente pelos profissionais que desempenham um papel crucial em benefício da população. O vereador Edmilson também expressou seu apoio à implementação do Piso. O vereador Alex Bueno destacou que o ponto crucial neste momento é obter uma resposta sobre o impacto financeiro e a decisão oficial sobre a implementação do Piso.
Dentinho expressou sua expectativa em relação ao envio de um novo projeto e reiterou seu compromisso em assegurar que o Projeto do Piso Nacional da Enfermagem seja encaminhado. Francisco Sena afirmou que também está comprometido com essa causa, e durante a reunião na Câmara, outra reunião estava ocorrendo na Prefeitura com alguns vereadores. O vereador Dirceu Soares também esteve presente.