S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso deve lançar oficialmente nesta quarta-feira, 15, às 19 horas, a edição de 2023 do Parlamento Jovem (PJ Minas) 2023, que vai debater o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Segundo a Câmara, a cerimônia será aberta ao público e todos os interessados podem participar para conhecerem mais sobre o projeto.
De acordo com a Câmara, neste ano serão ofertadas cerca de 50 vagas, sendo a participação gratuita, o que inclui os uniformes, lanches e viagens. Podem participar alunos de todos os anos do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas.
Além de entender mais sobre o funcionamento do processo político e como participar ativamente das decisões da comunidade, segundo a Câmara, os jovens atuarão como “deputados”, criando e votando propostas para melhorar o mercado de trabalho em todo o estado.
O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), em parceria com dezenas de câmaras municipais do estado, com o apoio da PUC Minas.
Em 2023, participam 147 câmaras participantes, divididas em 20 polos regionais. São Sebastião do Paraíso faz parte do polo Sudoeste, o maior do estado, acompanhado das cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Pedro da União (ingressante).
Carmo
A Câmara de Carmo do Rio Claro inicia a partir das 18h, nesta quarta-feira, 15, a abertura do Parlamento Jovem (PJ) 2023. As coordenadoras do projeto organizaram um evento que terá como ponto principal uma conversa sobre “Política e cidadania”, conduzida pelo professor Marcos Mendonça, e outros atrativos. Segundo informações do Legislativo, este é o terceiro ano que o projeto é desenvolvido no município. O PJ é voltado para estudantes do ensino médio e tem como foco atividades de educação política e cidadã.
O evento tem a intenção de apresentar o PJ aos participantes e de começar a abordagem do tema deste ano. “Além de abordar os temas política e cidadania, o projeto visa dar protagonismo ao jovem, que ganha um espaço de fala e de propor soluções para problemas que fazem parte do seu cotidiano”, afirma a coordenadora do PJ Luana Terra Santos.
A abertura será às 18h, quando os participantes receberão a documentação necessária para participar do PJ 2023 e assinarão a lista de presença. A previsão é que a atividade com o professor Marcos Mendonça tenha início às 18h30. Ao final, um lanche será distribuído aos participantes. Aqueles que gostarem da proposta do PJ e quiserem participar, deverão preencher a documentação que receberão na chegada à Câmara e entregar na direção de suas escolas.
O Parlamento Jovem é uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que, neste ano, conta com 150 câmaras municipais inscritas. Carmo do Rio Claro faz parte do polo sudoeste que possui 19 cidades, sendo o maior polo do projeto.