Destaques Política

Câmara promove formatura dos alunos do Parlamento Jovem 2023

26 de outubro de 2023

Em Passos, foram mais de 35 jovens que representaram as escolas públicas e particulares./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A Câmara de Passos realizou nesta quarta-feira, 25, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Parlamento Jovem (PJ) 2023, que consiste no programa de formação política aos estudantes do ensino médio dos municípios de Minas Gerais. Em Passos, foram mais de 35 jovens que representaram as escolas públicas e particulares.

Segundo a Câmara, o PJ proporcionou uma oportunidade de explorar o mundo da política e os mecanismos de participação no Poder Legislativo, tanto a nível municipal quanto estadual.

Conforme a Câmara, o tema abordado neste ano foi “Jovem e Mercado de Trabalho”, onde os alunos puderam participar de várias ações como palestras, plenárias e debates, além de apresentarem várias propostas que poderão ser implementadas para a melhoria de políticas públicas.

As alunas Ana Luiza Ottoni, Maria Alice Souza e Maria Eduarda Alexandrina tiveram a oportunidade de discursar em nome de toda a turma durante a cerimônia. Segundo elas, o PJ propiciou o compartilhamento de experiências. “Nossas jornadas nos levaram a lugares fascinantes e nos apresentaram a pessoas incríveis. Aprendemos que, quando unimos nossas vozes e esforços, somos capazes de alcançar feitos que, muitas vezes, só podíamos imaginar. Juntos, desenvolvemos propostas de leis que, no futuro, poderão se tornar realidade e efetuar mudanças positivas em nossa sociedade”, disse uma das alunas.

De acordo com o Legislativo, a cerimônia contou com a presença do superintendente Regional de Ensino de Passos, Inácio Ferreira da Silva Júnior, que parabenizou os formandos e ressaltou a importância do projeto, destacando que o Parlamento Jovem permitiu que os jovens participassem ativamente na sugestão de melhorias na sociedade e na criação de políticas públicas.

O coordenador do projeto e vereador, Dirceu Soares, expressou satisfação ao ver os familiares dos alunos presentes e comentou sobre o desenvolvimento dos jovens ao longo do PJ 2023. “Esse projeto permite que o jovem se empodere, essa é a nossa intenção, que o jovem saiba de seus direitos, cobre por eles e contribua com propostas, como eles fizeram. Eu olho para cada um de vocês com muita esperança”, disse.

A coordenadora do projeto e presidente da Câmara, Aline Macêdo, expressou felicidade ao testemunhar o crescimento dos jovens participantes e agradeceu as escolas pela parcerias, principalmente, aos professores que acreditaram no projeto e contribuíram para que os jovens pudessem participar. “Estamos plantando uma semente, junto com os jovens estamos fazendo a diferença para toda a sociedade. Quero que vocês, jovens, saibam que podem ser o que quiserem, alcançar todos os sonhos e objetivos. Vocês fizeram propostas incríveis e merecem todos os aplausos”, disse Aline.