Destaques Política

Câmara inicia preparativos para PJ 2024 na próxima semana em Passos

2 de fevereiro de 2024

Formatura do Parlamento Jovem de Passos em 2023./ Foto: Divulgação.

Lívia Peres

PASSOS – Começam na próxima quarta-feira os preparativos para a edição 2024 do Parlamento Jovem em Passos. Os estudantes interessados em participar terão até o dia 15 de março para se inscreverem. Na cidade, o Parlamento Jovem foi implementado em 2021 e a expectativa é ter cerca de 30 participantes neste ano. O tema deste ano é “Melhorias no Ensino Escolar”.

Na região, o projeto será realizado pelas câmaras de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Cássia, Itaú de Minas, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e Guapé. O PJ é desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e atua na formação política de jovens estudantes.

Segundo a presidente da Câmara de Passos, Aline Macêdo, o projeto está na fase inicial e no próximo dia 7 haverá uma ação para formação de coordenadores.

“Na nossa cidade, provavelmente estaremos lançando as inscrições na segunda quinzena de fevereiro, visitando as escolas, convidando os demais alunos municipais, explicando o projeto. E o projeto finaliza em setembro, com a plenária estadual”, afirma.

O cronograma do PJ prevê plenárias municipais, microrregionais em Cabo Verde, São Sebastião do Paraíso, Alpinópolis e Botelhos e, uma plenária regional em Carmo do Rio Claro. A plenária estadual será em Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 10 de setembro.

Para a presidente da Câmara de Passos, o projeto colabora na formação dos jovens envolvidos, orientando sobre o respeito às leis, ao próximo e à sociedade, o diálogo e a serem protagonistas no futuro, independente de qual profissão vão seguir, e a contribuir com a sociedade.

“Como eles precisam propor ideias, dialogar, defendê-las, se posicionar, saber respeitar caso a proposta sugerida não vença. Aprendem a identificar em colegiado o que é melhor para a sociedade com questões comunitárias. O projeto contribui bastante na formação como ser humano e que está incluído na sociedade”, afirma Aline.