25 de março de 2024
Encontros do PJ Carmo na sede da Câmara, neste ano, serão às quintas-feiras, a partir das 16h./ Foto: Divulgação.
C. R. CLARO – A Câmara de Carmo do Rio promoveu o lançamento do Parlamento Jovem (PJ) 2024, com a presença de 100 pessoas, entre estudantes, diretores e professores que participaram do encontro na sede do Legislativo para o início das atividades do projeto.
Segundo a Câmara, os estudantes que já integram o PJ produziram uma reportagem com entrevistas feitas nas escolas em que estudam com o intuito de saber se os jovens conhecem os temas discutidos no Parlamento Jovem. Eles ainda produziram um material convidando os estudantes que ainda não participam do PJ.
De acordo com a Câmara, o mediador do encontro foi o professor Marco Mendonça que, pelo segundo ano, tratou sobre a importância da educação política e da participação do jovem. Ele alegrou os alunos com a dinâmica da bola, que consistia em fazer uma pergunta para aquele que estivesse com a bola nas mãos quando a música que estava tocando parasse.
Conforme informações do Legislativo, neste ano, a Câmara de Carmo do Rio Claro ganhou a parceria do Sicoob Credicarmo, que apoia o projeto e será responsável por uma das oficinas sobre o subtema gestão democrática nas escolas. O Sicoob desenvolve também deve desenvolver outros projetos direcionados aos estudantes. Além da oficina, a instituição presenteou o Parlamento Jovem com uma Alexa que foi repassada a estudante Yasmin Cristina da Silva pela participação e dedicação ao projeto. Yasmim é a primeira integrante a participar dos três anos do projeto e a sua responsabilidade e comprometimento foram premiados pelo PJ em parceria com o Sicoob Credicarmo.
Segundo a Câmara, a coordenadora do PJ Carmo, Luana Terra Santos, fez questão de ressaltar a importância do apoio dos diretores e do corpo escolar para a efetivação do projeto. “Sem eles, nós não teríamos como chegar aos estudantes. E apoio e incentivo para que seus estudantes participem é essencial para o nosso grupo do PJ crescer”, disse Luana.
De acordo com a coordenadora, Janaína Oliveira, a 1ª oficina do PJ Carmo será na quinta-feira, 4 de abril. Segundo ela, na próxima semana, as coordenadoras estarão nas escolas recolhendo as fichas de inscrição dos interessados em aderir o projeto em 2024.
“No nosso lançamento, mostramos o que é ser PJ. É aprender sobre política, sobre ser cidadão, se divertindo. E temos muito mais a oferecer: interação, viagens, amizades e o lanche, é claro, porque adolescente gosta quando tem um lanchinho”, disse a coordenadora.
Os encontros do PJ Carmo na sede da Câmara, neste ano, serão às quintas-feiras, a partir das 16h.