5 de fevereiro de 2025
VEREADORES ELEGERAM OS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR E APRESENTARAM PROJETOS / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso elegeu os integrantes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que será composta por Marco Antônio Vitorino na presidência, Luiz Benedito de Paula como vice-presidente, Roney Vilaça (membro titular) e José Luiz das Graças como suplente.
Na retomada dos trabalhos do Legislativo, uma das principais alterações foi a mudança do horário das sessões ordinárias, que acontece a partir das 19h e não mais no período da tarde. O objetivo, segundo os vereadores, é ampliar o acesso e participação da população nas atividades legislativas.
O vereador Roney Vilaça é autor do Projeto de Lei que cria a Procuradoria Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente. “Tivemos, infelizmente, um caso recente em nossa cidade em que um homem mostrou suas partes íntimas a crianças em plena luz do dia. Isso nos leva a refletir sobre o que podemos fazer para garantir a segurança das nossas crianças”, disse o parlamentar.
Ele apresentou dados referentes a abusos contra menores: “A cada dois minutos ocorre um estupro no Brasil, sendo que 78% das vítimas são menores de 15 anos.” Ele também destacou que, em muitos casos, os agressores são pessoas acima de qualquer suspeita, como familiares ou pessoas próximas.
O projeto da Procuradoria Especial, segundo o vereador, visa criar mecanismos para fiscalizar e promover políticas públicas de proteção. “Essa é uma causa muito cara para mim. Foi o que me trouxe até aqui. Agora, como parlamentar, tenho a responsabilidade de usar as ferramentas legais para defender nossas crianças e adolescentes”, disse.
Ainda em relação ao público infantil a vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos apresentou uma proposta para a criação de um centro de atendimento especializado a crianças atípicas e suas famílias. A iniciativa obteve manifestações de apoio dos demais vereadores.
O centro promoveria a sensibilização comunitária por meio de eventos e campanhas de conscientização sobre inclusão e respeito às diferenças. “As famílias enfrentam desafios significativos e precisam de suporte adequado para garantir o pleno desenvolvimento e inclusão social dessas crianças,” aponta.
Já o vereador Juliano Carlos Reis solicitou a realização de uma audiência pública sobre autismo, a ser realizada no dia 13 de março, às 19h. Ele afirma ser importante abrir espaço para dar voz a mães de crianças atípicas e combater o preconceito e a desinformação sobre o tema.
“Temos que abrir o nosso espaço para ser didático, dar voz para essas mães, porque muitas pessoas têm muito preconceito, confundem a questão do autismo com birra”, afirmou o vereador, reforçando a necessidade de conscientizar a população sobre o assunto.