Ícone do site Folhadamanha

Câmara do Carmo lança Parlamento Jovem 2023

Foto: Divulgação.

C. R. CLARO – Cerca de 70 estudantes do ensino médio participaram da abertura do Parlamento Jovem (PJ) 2023 realizado pela Câmara de Carmo do Rio Claro na última quarta-feira, 15. Segundo informações da Câmara, eles receberam uma ficha de inscrição para participar da edição deste ano do programa. O documento deve ser preenchido e entregue à direção da escola onde estudam até segunda-feira, 20.

O lançamento ocorreu com um toque diferenciado. Ao chegar ao plenário da Câmara, todos eram recebidos pela Coleta, mímica interpretada pela atriz carmelitana Bell Vilela. Os participantes eram direcionados ao material de divulgação sobre o PJ para uma foto e conduzidos aos assentos. Para iniciar os trabalhos, Coleta distribuiu rosas feitas em papel com frases sobre política e cidadania que foram lidas por aqueles que a receberam. Em seguida, a mesa de honra foi montada com a presença do presidente da Câmara, Cristian Reis Leandro, dos vereadores Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), Sueli das Graças de Melo (Lili das margaridas) e Najara Ávila. Também participaram diretores e representantes das escolas e pelo palestrante da noite, Marco Mendonça.

Ainda segundo a Câmara, o ponto principal da noite foi a conversa sobre política e cidadania conduzida pelo professor Marco Mendonça. Com muito carisma, ele introduziu o tema que norteará o PJ ao lado da temática “Jovem e o mercado de trabalho” que também será debatida no decorrer do projeto.

“Se você já pensou que política é para os outros, pense mais uma vez. Nós somos seres políticos, nós estamos fazendo política. E se você não se interessa, comece a se interessar. Saia desse analfabetismo político, porque as decisões de nosso país estão nas mãos de poucas pessoas. E se a gente não se manifestar, vão fazer tudo do jeito que eles querem e nós vamos ficar sem os nossos direitos respeitados”, disse o professor Marco Mendonça.

Ao final do evento, uma faixa foi estendida com o convite “Você aceita fazer parte do PJ?”, e os adolescentes ficaram muito animados ao serem surpreendidos com a projeção de um lança confetes junto com o convite.

As coordenadoras do PJ, Luana Terra Santos e Janaína Oliveira, agradeceram muito a todos que participaram da abertura, especialmente aos diretores das escolas parceiras, e mostraram-se satisfeitas com o primeiro encontro do ano. “Eu só posso dizer que estou muito contente e espero que toda essa alegria que a gente sente, que as pessoas que participaram também sintam e continuem nessa jornada que é o Parlamento Jovem 2023”, disse Janaína.

Os jovens do ensino médio que não participaram desse primeiro encontro do PJ, mas querem participar do projeto, podem vir até a Câmara no próximo evento que será na quarta-feira, dia 22, às 15h, na sede da Câmara.

Sair da versão mobile