Destaques Política

Câmara de Passos inicia ‘Projeto Educação Cidadã’

20 de março de 2023

Foto: Divulgação.

PASSOS – A 7ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde dessa segunda-feira, 20, marcou a inauguração do “Projeto Educação Cidadã”, que visa mobilizar estudantes do ensino médio para participarem do processo legislativo em visitação à Casa. A iniciativa da mesa diretora, idealizada pela presidente da Câmara, Aline Macedo (PL), movimentou, na estreia, os alunos da Escola Estadual Deus Universo e Virtude, reunindo cerca de 60 estudantes.

Para toda a reunião ordinária das segundas-feiras, o projeto pretende trazer uma escola, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação. Ao expor os objetivos e como a iniciativa vai funcionar, dando boas vindas aos estudantes, a presidente do Legislativo destacou que a participação está aberta também a escolas particulares e outras instituições de ensino.

Os alunos vão acompanhar a sessão, conhecendo as atividades do processo legislativo, as ações dos vereadores, e poderão conversar com todos os parlamentares, apresentando sugestões. A Câmara vai oferecer o transporte e um lanche aos estudantes.

Segundo Aline, na “Educação Cidadã” o objetivo é formar cidadãos conscientes. “Esperamos que os jovens façam parte do nosso dia a dia”. O projeto vai se estender até o mês de novembro.

Numa outra frente de mobilização dos jovens, a Câmara vai lançar, nesta semana, o projeto “Parlamento Jovem” de 2023, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Feira Negra

Na ordem do dia da 7ª reunião ordinária, o plenário aprovou em primeiro turno o projeto de autoria conjunta dos vereadores Michael Silveira e João Serapião que inclui no calendário oficial do município o evento denominado “Feira Negra”. O projeto entrou na ordem do dia por acordo de lideranças, estabelecendo que o evento deve acontecer no mês de novembro, “por se tratar do mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra”.

O objetivo, segundo os vereadores, é a valorização da tradição negra, “sendo um movimento de grande importância cultural, uma ferramenta de difusão de nossas raízes centenárias, e que precisa ser incluída no calendário oficial do município para que se mantenha forte e com visibilidade em nossa sociedade”.