C. R. CLARO – A Câmara de Passos lançou, na noite de quarta-feira, 22, o Parlamento Jovem no município. O programa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tem como objetivo promover a formação política de estudantes do ensino médio.
A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e reuniu cerca de 60 pessoas no plenário, entre alunos, pais, diretores e educadores. A presidente da Câmara, Aline Macedo (PL), destacou a importância do projeto, que está na terceira edição em Passos. Segundo ela, a expectativa é reunir número recorde de inscrições.
O Parlamento Jovem, a cada ano, discute um tema de relevância. Em 2023, os participantes vão debater “Jovem e Mercado de Trabalho”.
Um vídeo explicativo sobre os objetivos do projeto e como ele é executado foi exibido no telão. A vereadora Aline, depois de destacar que estudantes “são os protagonistas” do programa, lembrou que o Parlamento Jovem de Minas é apartidário, não tem ideologias e busca debater as políticas públicas. “A oportunidade do jovem ter voz, ser ouvido pelo poder público”, afirma.
A professora Zinetti Guimarães Rattis representou a superintendente de Ensino, Lael Keller. O radialista Dirlei Freitas foi o palestrante da aula inaugural. O advogado Vinicius Muzetti, servidor da Câmara e um dos coordenadores, completou a composição da mesa. O vereador Dirceu Soares, que junto com a vereadora Aline atua também na coordenação, não pôde estar presente e gravou um vídeo de saudação.
A professora Zinetti lembrou que o projeto vem crescendo e que constata que neste ano há inscrições de estudantes de todas as escolas estaduais de ensino médio da cidade. O servidor Vinicius Muzetti disse que a experiência dos dois primeiros anos foi muito positiva.