PASSOS – A Comissão de Saúde da Câmara de Passos promoveu nesta terça-feira, 30, uma reunião envolvendo membros da Secretaria de Saúde, vereadores e o Conselho de Saúde, para discutir estratégias de combate à dengue no município. A condução da reunião ficou a cargo dos membros da comissão, vereadores Francisco Sena (presidente) e Dentinho (membro).
Segundo o diretor de Saúde Coletiva, Bruno Guimarães, durante apresentação do panorama epidemiológico em Passos, destacou que o município aderiu ao decreto nº 164 emitido pelo governador Romeu Zema, como medida de combate à doença. Segundo ele, Minas registrou mais de 32 mil casos notificados de dengue, sendo 11 mil confirmados. Passos apresenta mais de 400 casos.
De acordo com a Comissão de Saúde, o encontro também abordou a presença dos tipos II e III de dengue no município, com análises enviadas para determinar a circulação viral, sendo que, diante das preocupações com os tipos III e IV, a equipe da Secretaria de Saúde detalhou as ações de combate em andamento e as medidas já planejadas.
O vereador Francisco Sena, presidente da Comissão de Saúde, levantou questões sobre a situação do Cemitério Municipal, com túmulos danificados e vegetação alta, possíveis fatores para a proliferação do mosquito.
O secretário de Saúde, Thiago Salum, explicou que a aplicação de inseticidas no local é restrita devido ao risco de disseminação de outros insetos, como baratas e escorpiões, causando transtornos aos moradores do bairro.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Freitas, informou que não há previsão para a chegada da vacina no município, sendo os municípios selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, e os vereadores Alex Bueno, Gilmara Oliveira, Michael Silveira, Mauricio Silva e Edmilson Ampara também estiveram presentes na reunião.