Destaques Política

Câmara de Paraíso homenageia estudantes do Parlamento Jovem

16 de outubro de 2024

Integrantes do projeto Parlamento Jovem concluíram as atividades deste ano em Paraíso./ Foto: divulgação

Roberto Nogueira

S.S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião encerrou, na última segunda-feira, 14, a edição do Parlamento Jovem 2024 com uma homenagem aos estudantes do Ensino Médio de escolas do município que participaram das atividades.

Após cerca de sete meses, os alunos concluíram a participação no projeto. Desde março, quando foram realizados o primeiro chamamento nas escolas e as primeiras reuniões, o PJ desenvolveu uma série de atividades. Os estudantes participaram de oficinas, seminários, reuniões plenárias regional e estadual entre outras ações junto a comunidade. Neste ano foi desenvolvido o tema “Melhorias no ensino escolar”.

Durante o projeto, os jovens participaram do Festival da Cidadania, em maio, quando foram reunidos cerca de mil alunos do projeto em Guaxupé. Para o vereador Luiz de Paula, foi emocionante ver como o Parlamento Jovem mudar a visão e comportamento dos jovens. “Isso é política de verdade, preparando os cidadãos do futuro”, afirma.

Na sessão, estudantes do PJ fizeram uso da tribuna da Câmara. “Hoje eu venho aqui falar para que nossa cidade seja mais inclusiva para pessoas com deficiência, porque não sabemos o dia de amanhã, e todos merecemos um espaço digno na nossa sociedade”, disse a estudante Geovana Batista dos Santos.

“Não se trata apenas de política, mas de entender como as nossas ações impactam o dia a dia de todos. Aprendi que cidadania é muito mais do que votar, é ajudar o próximo, é buscar soluções para melhorar a vida da nossa comunidade”, disse o estudante Iran Fernandes de Oliveira.

Repercussão

Os vereadores receberam uma cópia do documento final com as ações e propostas que foram aprovadas na plenária estadual do PJ, realizada na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. “O Parlamento Jovem é um passaporte para a cidadania, e esses jovens são o futuro de nossa cidade. Muitos deles estarão ocupando essas cadeiras no futuro”, aponta Marco Antônio Vitorino.

Conforme o vereador Vinício José Scarano, o PJ é um projeto de transformação. “Ele abre um leque de conhecimento para os jovens e os aproxima da política, que tanto precisa de mais ética e responsabilidade”. Pedro Sérgio Delfante completou dizendo que “o Parlamento Jovem dá a oportunidade para que os jovens, não apenas observem, mas participem da política. Vocês já estão fazendo a diferença, e essa experiência os preparará para os desafios do futuro”.

De acordo com a vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, é possível verificar mudanças positivas com este estágio inicial de formação política. “Vocês já estão transformando a sociedade ao levar para suas casas e comunidades tudo o que aprenderam aqui. Esse é o verdadeiro exercício da cidadania”. No mesmo sentido Lisandro José Monteiro reforça que o projeto permite aos jovens enxergarem a política de uma forma mais ampla, entendendo a importância de cada decisão que é tomada. “Vocês estão aprendendo o que muitos adultos ainda não entendem sobre cidadania”.

O presidente da Câmara, José Luiz das Graças, concluiu a homenagem reconhecendo a importância do projeto. “Vocês são o futuro desta casa e da nossa cidade. O que aprendem aqui no Parlamento Jovem terá um impacto profundo na vida de cada um de vocês e na nossa comunidade”, assegura.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2024, o Parlamento Jovem completou a 20ª edição em Minas Gerais, sendo realizado em parceria com 150 câmaras municipais. As cidades participantes foram distribuídas em 20 polos regionais. São Sebastião do Paraíso integrou o Polo Sudoeste, o maior do estado, com 21 cidades participantes.

O programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades e os polos participantes. O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada na capital mineira. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro.