Ícone do site Folhadamanha

Câmara de Paraíso debate EMTI em Agronegócio Da Escola Clóvis Salgado

Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – O curso de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Agronegócio oferecido pela Escola Estadual Clóvis Salgado foi um dos assuntos debatidos na Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso durante a Sessão Ordinária realizada na segunda-feira,10.

O diretor João Pedro Menezes Jacinto falou sobre o curso, realizado em tempo integral e que reúne 80 alunos. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE), neste ano o modelo de ensino é realidade para 42 mil estudantes em 540 escolas localizadas em 329 cidades.

João Pedro fez uso da Tribuna Livre a convite do vereador Pedro Delfante. O diretor apresentou detalhes sobre o curso de Ensino Médio Profissional em Agronegócio oferecido. Ele informa que a E.E. Clóvis Salgado possui em 2024 duas turmas de 40 alunos cada em uma proposta de trabalho e empenho de representantes do setor. O curso foi uma conquista junto à SEE pela união de esforços do diretor João Pedro, da superintendente de Ensino, Maísa Barreto, com apoio do deputado Antônio Carlos Arantes, entre outras lideranças.

Conforme definido pelo diretor, o curso prepara os jovens para o mercado de trabalho com uma formação no nível médio e técnico em Agronegócio. A iniciativa atende a uma necessidade na formação qualificada no setor agroindustrial, especialmente para jovens de 15 a 18 anos oriundos da zona rural. Os alunos do curso técnico cuidam de duas hortas, uma agroecológica e outra medicinal, em parceria com o governo estadual, totalizando quase dois mil metros quadrados de cultivo.

João Pedro ressalta a importância do projeto das hortas e o desafio com a irrigação, que precisa ser implementada. “A água canalizada não chega até onde estão localizadas as hortas, por isso os alunos precisam levar a água em regadores’’. Outro aspecto mencionado é a existência de uma área experimental de 1.016 m² que está sendo preparada para ser desenvolvida uma plantação de figo, com potencial para o desenvolvimento agrícola da região.

A carga semanal é 45 horas e contempla a Formação Geral Básica (Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais). Os Itinerários formativos possibilitam aos estudantes cursarem componentes curriculares de aprofundamentos nas áreas de conhecimento, como a introdução ao mundo do trabalho, construção de um Projeto de Vida, desenvolvimento do pensamento, método científico, além de atividades integradoras de enriquecimento curricular e componentes curriculares de formação técnica e profissional.

Durante o período em que estão na escola os alunos do ensino em tempo integral recebem cinco refeições diárias. Os estudantes têm acesso a armários individuais, TVs em sala de aula e contam com seis laboratórios. João Pedro agradeceu o apoio dos pais, da comunidade e da Secretaria Municipal de Educação, que assegura o transporte dos alunos. O curso, forma jovens para administrar pequenas e médias propriedades rurais. “Estamos focados em levar para o campo uma formação contemporânea, incluindo informática, marketing e empreendedorismo para o agronegócio”, afirma o diretor.

Após o pronunciamento de João Pedro, o vereador Pedro Delfante parabenizou a escola pelo trabalho e destacou o apoio da superintendente regional de Ensino, que, segundo ele, tem sido essencial para a modernização das instalações da escola. Delfante enfatizou que a adesão ao curso foi total, sem evasão ou transferências, o que comprova a qualidade do ensino. Outros vereadores também elogiaram o projeto. A vereadora Cidinha destacou o impacto positivo do curso nas propriedades familiares e sugeriu a expansão da iniciativa para outras escolas. O vereador Vinicio Scarano se comprometeu a levar a demanda da irrigação ao subsecretário de agronegócios do estado.

Já o presidente da Câmara, José Luiz das Graças agradeceu a presença de João Pedro e reforçou a importância do projeto para o futuro da agricultura familiar e a economia local. Ele ressaltou que a Escola Estadual Clóvis Salgado, prestes a completar 60 anos, é um exemplo de inovação e inclusão social, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da região de Paraíso.

O diretor João Pedro expressou seu agradecimento e reforçou sobre a importância da continuidade dos esforços para melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida pela escola, sempre com foco na formação de jovens preparados para enfrentar os desafios do futuro no agronegócio.

Atualmente, das 2.456 escolas da rede estadual mineira com ensino médio, 719 são de tempo integral e oferecem 100 mil vagas em mais de 400 municípios. Destas, 304 escolas oferecem o Ensino Médio Integral Profissional.

Em agosto do ano passado São Sebastião do Paraíso foi sede do do 1º Encontro de Estudantes – Gênios do EMTI, que mobilizou cerca de 700 alunos da modalidade em um dia inteiro de atividades. O encontro teve por objetivo incentivar adolescentes a dialogarem sobre o que o EMTI tem de melhor. A programação contou com apresentações culturais de música e dança, campeonato esportivo e ações pedagógicas de sucesso desenvolvidas nas nove escolas que oferecem a modalidade, ligadas à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste mineiro.

Sair da versão mobile