Ícone do site Folhadamanha

Câmara de Paraíso cria ‘Dia de Doar’ do #GivingTuesday

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – Pensando em criar uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, a Lei municipal nº 5077, publicada dia 17 de outubro deste ano, cria o “Dia de Doar”, a ser celebrado na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças (quarta quinta-feira do mês de novembro – Lei Federal nº 781, de 1949).

Além de enfocar a solidariedade, especialmente com as organizações sem fins lucrativos, a data também tem o objetivo de promover a cultura de doação, incentivar a promoção de atividades relacionadas ao Dia de Doar nos órgãos públicos e divulgar as ações da data nos canais oficiais de imprensa e meios eletrônicos do município.

A iniciativa é do vereador Vinicio Scarano. Para ele, o Brasil “não tem como elemento cultural a doação, se compararmos com outros países em que a filantropia apoia escolas, universidades, museus, teatros e diversas atividades educacionais e artísticas, bem como causas sociais e ambientais, dentre tantas outras. Este hábito de doar enriquece e é um dos pilares de países desenvolvidos. Este propósito, contribuiria, sem dúvidas para um país mais próspero e solidário”.

Saiba mais

O Dia de Doar é uma iniciativa inspirada no movimento internacional #GivingTuesday, que ocorre sempre na terça-feira imediatamente posterior à comemoração do Dia Mundial de Ação de Graças. No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.

Quem organiza e lidera a mobilização é a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

Sair da versão mobile