Destaques Política

Câmara de Paraíso abre inscrições para Parlamento Jovem 2024

16 de fevereiro de 2024

Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso iniciou o prazo para as inscrições no Parlamento Jovem (PJ) 2024. O projeto, coordenado pela Escola do Legislativo, convida jovens de todo o ensino médio para debater sobre o tema “Melhorias no ensino escolar”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp: (35) 3531-4770.

Segundo a Câmara, o PJ prevê oficinas semanais, todas as quartas-feiras, às 19h. Nos encontros, os jovens aprenderão sobre o funcionamento da política, sobre como participarem ativamente e serem protagonistas nas mudanças da nossa sociedade e debaterão sobre o tema do ano e atuarão como verdadeiros vereadores/deputados, criando propostas para melhoria do ensino escolar.

De acordo com o Legislativo, os jovens participantes terão a oportunidade de terem suas vozes ouvidas e de trocar ideias com outros jovens do município, da região e do estado.

O projeto conta com lanche e viagens, inclusive para participação no “Festival da Cidadania”, que acontecerá em Guaxupé. O encerramento do PJ 2024 em Paraíso será uma viagem a Belo Horizonte para todos os participantes, os quais conhecerão a sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Cidade Administrativa.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2024, o PJ Minas realiza sua 20ª edição, com150 câmaras municipais parceiras. As cidades participantes estão distribuídas em 20 polos regionais. São Sebastião do Paraíso faz parte do Polo Sudoeste, hoje o maior do estado, com 21 cidades participantes.

Todo o programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades e os polos participantes. Este ano, o tema para debate é Melhorias no ensino escolar. Os subtemas são: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.

O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada na capital mineira. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro.